Prefeitura de Santo André inicia “Operação Volta às Aulas”
Objetivo é conscientizar motoristas para evitar parada em fila dupla e garantir fluidez no tráfego nos horários de entrada e saída dos alunos
- Data: 01/08/2022 21:08
- Alterado: 01/08/2022 21:08
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
Crédito:Helber Aggio/PSA
A Prefeitura de Santo André iniciou nesta segunda-feira (1º) a Operação Volta às Aulas, que vai monitorar, orientar e fiscalizar motoristas de carros particulares, condutores de vans escolares e pedestres quanto à segurança e o respeito às leis de trânsito em vários pontos da cidade.
As aulas na rede municipal e privada tiveram início e, com isso, as imediações de algumas escolas serão monitoradas por agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), por estarem localizadas em pontos estratégicos e de grande fluxo de veículos, para evitar que se formem gargalos no tráfego nos horários críticos de entrada e saída dos alunos.
As ações do DET, vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana, visam impedir a parada em fila dupla contínua. Para isso, os agentes montam bolsões de estacionamento nas redondezas e próximo das entradas das escolas. Entre as ocorrências mais comuns estão parar sobre a faixa destinada a pedestres e na mudança de semáforo, além de realizar retorno em local proibido.
O DET orienta ainda que os motoristas fiquem atentos às placas de sinalização, não ultrapassem os limites de velocidade, não parem ou estacionem em fila dupla e sobre a faixa de pedestres, respeitem as vagas de idosos e pessoas com deficiência e também as vagas destinadas aos transportadores escolares. Outra recomendação é que os pais cheguem à escola próximo ao horário de entrada dos alunos.
Crianças menores de 10 anos deverão permanecer sempre no banco de trás e menores de 7 anos devem ser transportadas em cadeirinhas ou assento de elevação, conforme legislação vigente.
A Operação Volta às Aulas faz parte da rotina do Departamento de Engenharia de Tráfego e, a cada ano, constata-se a melhoria do trânsito nas áreas próximas às escolas, o que demonstra a eficiência das ações preventivas e regulares.