Semasa usa drone e flagra caminhões realizando despejo de esgoto no Córrego Cassaquera
Abordagem contou com apoio da Polícia Militar e da GCM e empresa infratora foi multada e interditada
- Data: 30/07/2022 13:07
- Alterado: 30/07/2022 13:07
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Divulgação / Semasa
A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou caminhões de uma empresa que presta serviços de limpeza de fossas e desentupimento no bairro Condomínio Maracanã, realizando descarte irregular de esgoto in natura diretamente no Córrego Cassaquera. O flagrante ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (29) e a abordagem contou com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.
A equipe da autarquia recebeu diversos vídeos encaminhados por moradores e comerciantes do entorno do Córrego Cassaquera e passou a mapear a região para tentar identificar a fonte do problema. Durante o levantamento de dados, verificou-se que havia um terreno na Avenida Valentim Magalhães, alugado em 2020 pela empresa de desentupimento, que fazia fundos com o córrego e tinha realizado obras no imóvel.
Recentemente, por meio de investimentos na ordem de R$ 45 milhões do programa Sanear Santo André, a Prefeitura de Santo André concluiu a canalização de cerca de dois quilômetros do curso d’água. No trecho das intervenções, também foram realizados trabalhos para coletar e encaminhar para tratamento 100% do esgoto que chegava às águas. Por isso, ao verificar os vídeos enviados, era possível saber que alguma irregularidade estava ocorrendo, já que as imagens comprovavam a turbidez e o volume da água, além do mau cheiro relatado pelos reclamantes.