Curso gratuito para mulheres, em São Paulo, ensina a desenvolver sites e aplicativos
São 44 vagas para candidatas em situação de vulnerabilidade social e econômica
- Data: 20/07/2022 14:07
- Alterado: 20/07/2022 14:07
- Autor: Redação
- Fonte: Generation Brasil
Crédito:Reprodução
Mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica podem se inscrever até dia 21 de julho para o curso de programação “Java Full Stack Jr”. Além de ensinar as participantes como desenvolver sites de e-commerce, aplicativos para celular e redes sociais, o curso inclui questões comportamentais e preparatórias para a busca por emprego, com o apoio psicológico e social. As inscrições devem ser feitas pelo link https://bit.ly/3O0hhVU.
Com 44 vagas, o curso tem duração de três meses e é oferecido pela ONG Generation Brasil e pela empresa McKinsey & Company – que pretende contratar alguns talentos ao final do curso. As aulas são online, ao vivo, das 8h às 17h, para alunas moradoras na cidade de São Paulo ou em um raio de até 130 km da capital paulista. As candidatas às vagas devem ter mais de 18 anos, ensino médio completo e interesse pelo mundo da tecnologia.
O curso faz parte do projeto “+DEV {AS}, bootcamp exclusivo por mais mulheres na tecnologia”, parceria firmada entre a ONG Generation Brasil e a empresa global de consultoria de gestão, McKinsey & Company, que pretende contratar alguns talentos ao final do curso.
Para a CEO da GB, Adriana Carvalho, a meta principal do projeto é mudar o cenário de falta de mulheres na tecnologia. “No setor em que mais falta mão-de-obra qualificada, só temos 20% de mulheres ocupando cargos, segundo o IBGE. Por isso é importante incluí-las e capacitá-las para mudar essa realidade”, explica a executiva.
Dados do setor
Diferente de outras áreas, faltam candidatos qualificados para ocupar vagas de trabalho em TI. De acordo com o estudo “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia STCEM”, publicado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), em dezembro de 2021, a empresas de tecnologia devem demandar 797 mil talentos de 2021 a 2025, mas com o número de formandos aquém da demanda, a projeção é de um déficit anual de 106 mil talentos – 530 mil em cinco anos.
“O que fazemos é uma ponte estratégica – oferecendo capacitação técnica e todo o apoio necessário – entre pessoas que lutam para entrar ou voltar ao mercado de trabalho e as empresas que precisam exatamente dessa mão-de-obra qualificada”, explica afirma Adriana Carvalho.
SERVIÇO
Curso: Java Full Strack Jr.
Inscrições até 21/7: https://bit.ly/3O0hhVU
Vagas: 44
Público: mulheres que moram em São Paulo ou em um raio de 130Km da capital paulista.
Faixa etária: a partir dos 18 anos
Formação: ensino médio completo
Quem oferece: ONG Generation Brasil e empresa McKinsey & Company