A saúde mental em sala de aula é tema de fórum online com educadores de todo o Brasil
Voltado para educadores e professores, o Fórum de arte, educação e saúde mental – De Bispo do Rosário a práticas para o cotidiano escolar é realizado em agosto
- Data: 15/07/2022 15:07
- Alterado: 15/07/2022 15:07
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:Daniel Guimarães/EducaçãoSP
A partir de 19 de julho estão abertas no site do Itaú Cultural as inscrições para o Fórum de arte, educação e saúde mental – De Bispo do Rosário a práticas para o cotidiano escolar, promovido pelo Núcleo de Educação e Relacionamento em sinergia com a exposição Bispo do Rosario – Eu vim: aparição, impregnação e impacto, em cartaz em três andares da organização até 2 de outubro.
Esse ciclo de encontros virtuais para professores e educadores tem como objetivo suscitar discussões e colocar em perspectiva práticas artístico-pedagógicas que podem servir de apoio aos profissionais da educação no suporte e nas discussões a respeito da saúde mental dos alunos em sala de aula. Ao todo, são cinco encontros, com diferentes mediadores, nas quartas-feiras de agosto.
O primeiro encontro, no dia 3, é Arte, estética e linguagem em Arthur Bispo do Rosário, com Ricardo Resende, curador da mostra dedicada ao artista, mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), com carreira centrada na área museológica e organização de exposições, e Raquel Fernandes, diretora geral do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, graduada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cinema pela Universidade Estácio de Sá.
O segundo, Por dentro da cela de Bispo do Rosario – processo criativo e desdobramentos, acontece no dia 10, com Diana Kolker, curadora pedagógica do Museu Bispo do Rosario e mestra pelo programa de pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes. O que é transtorno mental? – conceitos gerais sobre saúde mental, com Tonne de Andrade, educadora do IC, ativista na luta antimanicomial, coordenando entre 2018 e 2019 um coletivo de pessoas com transtornos mentais, é realizado no dia 17. Criatividade e expressão – pensar, sentir e agir, é realizado no dia 24, com Juliana Dias, doutora em Linguística, docente na Universidade de Brasília desde 2009, é fundadora e atual coordenadora do grupo de pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa. Práticas artísticas para a sala de aula em tempos pós-pandemia encerra este ciclo, no dia 31, com Cristiana Cardoso Barbosa Alves, professora de Artes, leciona na Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe há 15 anos.
SERVIÇO:
Fórum de arte, educação e saúde mental – De Bispo do Rosário a práticas para o cotidiano escolar
Abertura das inscrições: 19 de julho
Classificação: livre
Local: Zoom
250 vagas