Praça da Moça fica cheia para celebrar o respeito durante Grito da Diversidade
Cerca de 5.000 pessoas prestigiaram os shows e as ações afirmativas em prol da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros
- Data: 12/07/2022 10:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Praça da Moça fica cheia para celebrar o respeito durante Grito da Diversidade
Crédito:Dino Santos
A Praça da Moça, no Centro de Diadema, ficou cheia neste domingo por causa da 12ª edição do Grito da Diversidade LGBTQIA+ Diadema. Cerca de 5.000 pessoas prestigiaram os shows que serviram para destacar a importância de ações afirmativas que garantem os diretos e o exercício pleno da cidadania da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros.
O prefeito José de Filippi Júnior lembrou das ações que o governo tem adotado a favor da comunidade LGBTQIA+, como a criação do Ambulatório DiaTrans, a adoção do nome social em repartições públicas e a instituição da Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades. Em seu discurso, também citou que a cidade precisa de calor humano e com olhar plural para as pessoas.
“É algo que vamos sempre batalhar, que os espaços da cidade sejam ocupados por gente, com amizade, amor, carinho, tolerância, respeito. Que possamos levar essa mensagem adiante, que possamos fazer a cidade pulsar em entretenimento, com lazer e cultura, e para todos”, pediu. “É preciso enaltecer as pessoas que assumem o que são porque elas são pessoas corajosas de enfrentar uma sociedade extremamente preconceituosa. A gente aprende a cada dia com a coragem dessas pessoas”, brincou o prefeito.
Robson de Carvalho, coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidade de Diadema, enalteceu a classe política e os participantes da atividade. “Foi muito gratificante ver a Praça da Moça cheia de pessoas com vontade de viver, amar e, além de tudo, serem respeitadas pelas suas orientações sexuais e identidade de gênero. Toda essa manifestação teve como princípio que nós merecemos respeito. E para que esse preconceito desapareça, vamos passar pregando igualdade para todos. Agradeço a todos os presentes, artistas e apoiadores que fizeram um grande ato de humanização para juntos criamos uma Diadema de respeito, pois juntos somos fortes e ninguém faz nada sozinho.”
Durante o Grito da Diversidade LGBTQIA+ Diadema, a Secretaria Municipal da Saúde realizou série de ações de prevenção. Foram feitas a distribuição de autoteste de HIV (em que o próprio usuário realiza o seu exame rápido de identificação do vírus causador da aids) e também de preservativos internos e externos, a orientação sobre testagem e prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)/ Aids e às hepatites virais, além da entrega de folhetos sobre as Profilaxias Pós-Exposição (PEP) e Pré-Exposição (PrEP).
Foi o retorno da atividade de forma presencial depois do auge da pandemia de Covid-19. As atividades são organizadas pela Associação Viva Diversidade, com apoio da Prefeitura de Diadema.