Transcatarina: mais que uma competição, uma experiência
O rali de regularidade do Transcatarina abre espaço para pilotos e navegadores dos mais variados níveis de experiência
- Data: 20/06/2022 17:06
- Alterado: 20/06/2022 17:06
- Autor: Redação
- Fonte: Transcatarina
Crédito:Duda Bairros / DFOTOS
O Transcatarina se aproxima (05 a 09 de julho) e, com isso, aumenta a ansiedade de quem vai brigar por bons resultados nas categorias de competição (rali de regularidade). O sentimento se justifica não apenas pela disputa em si, mas por tudo o que o evento representa e proporciona. Algo que une os mais experientes e aqueles que se preparam para sua primeira participação.
A prova, aliás, é pensada para desafiar pilotos e navegadores de todos os níveis, divididos em cinco categorias – Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light –, justamente conforme o grau de experiência no off-road 4×4.
Mais do que isso, oferece uma oportunidade única de integração desde antes da largada, em Fraiburgo, passando por Canoinhas, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul. A rivalidade existe apenas nas trilhas, durante os percursos em que é preciso seguir à risca a média de velocidade determinada pela organização. Fora delas, o que há é uma grande caravana de apaixonados pelo fora de estrada.
Um cenário que atrai duplas de várias regiões do país, e algumas de bem longe, como acontece com o casal Maurício e Bruna Assis. Mineiros de Poços de Caldas, mas vivendo em Recife (PE), eles vão estrear na competição do Transcatarina na categoria Turismo Iniciante, para coroar um ‘namoro’ que começou em sua terra natal.
“Em 2016, a organização da prova fez um rali em Poços e eu ajudei na parte técnica. Já gostava das trilhas, mas nunca havia vivido esse lado competitivo. No ano seguinte participei do Transcatarina como apoio e só depois comecei a competir. Depois de cinco anos eu volto, agora para esse desafio novo. As temperaturas baixas de Santa Catarina e os terrenos diferentes dos quais estamos acostumados, com certeza serão uma dificuldade, assim como a competitividade diante das melhores duplas do país. Mas acredito que será mais uma experiência incrível”, diz o piloto.
Para Benedito Soares, de São José do Rio Preto (SP), será a quinta participação (terceira como piloto), e agora, com uma responsabilidade extra. Vice-campeões em 2021 na Turismo, ele e o navegador Fernando Freneda sobem para a Graduados. Para quem ainda não garantiu sua inscrição, o paulista destaca o que faz o Transcatarina uma ocasião tão especial.
“Para mim é o melhor evento off-road do Brasil. Sempre temos pela frente uma prova excelente. A equipe de organização se esmera e todas as edições são marcantes. A dedicação de todos é impressionante, especialmente com a segurança dos participantes”, ressalta.