Núcleo Vraaa apresenta espetáculos com boneco gigante e teatro de sombras no ABC

Núcleo Vraaa chega as cidades de Santo André e São Bernardo do Campo com sessões gratuitas dos espetáculos VRAAA e GARATUJA BOOM, além da oficina Brincando no Escuro

  • Data: 15/06/2022 15:06
  • Alterado: 17/08/2023 02:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Núcelo Vraaa
Núcleo Vraaa apresenta espetáculos com boneco gigante e teatro de sombras no ABC

VRAAA

Crédito:Sarará

Você está em:

Já imaginou encontrar uma criatura gigante com 10 metros de comprimento e deitada bem no meio da rua? E de dentro dela saírem objetos dos mais esquisitos, que podem servir para se vestir e brincar de ser outra pessoa ou coisa? Assim é VRAAA, espetáculo do Núcleo Vraaa – grupo de artistas que propõe suas criações a partir das fusões entre as artes performativas, cênicas e visuais –, que se apresenta dia 24 de junho, sexta-feira, às 16h, na EMIA Aron Feldman (Casa Amarela dentro do Parque Regional da Criança) em Santo André.

A cidade, localizada no Grande ABC, também foi escolhida para a apresentação da mais nova montagem do grupo. GARATUJA BOOM, um espetáculo de sombras em grandes proporções, realizado no escuro e projetado em espaços urbanos ao ar livre, tem sessão de estreia nacional no dia 26 de junho, domingo, às 19h, no Parque Celso Daniel. Além das apresentações gratuitas, as crianças de Santo André poderão participar da oficina Brincando no Escuro que acontece dia 1º de julho, sexta-feira, às 16h, na EMIA Aron Feldman.

Mas não é só Santo André que terá a oportunidade de assistir ao novo espetáculo do Núcleo Vraaa. GARATUJA BOOM chega a São Bernardo do Campo no dia 5 de julho, terça-feira, às 19h, na Pinacoteca de São Bernardo do Campo. No mesmo local acontece dia 25 de junho, sábado, às 15h, a oficina Brincando no Escuro.

Boneco de 10 metros

Em VRAAA, o encontro da teatralidade presente no universo das máscaras e do teatro de animação se associa à performance e ocupa a rua propondo experiências poéticas coletivas por meio de um boneco de 10 metros de comprimento de onde saem objetos estranhos, que podem servir para se vestir e brincar de ser outra pessoa ou coisa. Até mesmo a rua pode ser vestida e transformada em outros lugares pra encontrar mais gente que virou criatura e está dançando em festa.

A ação é um convite para o público participar ativamente dessas experiências, uma imensa brincadeira de vestir e não se comportar. Para Thaís Povoa, criadora do Núcleo Vraaa ao lado do artista Rodrigo Munhoz “aka” Amor Experimental, criaturas, máscaras imensas, tecidos e parangolés se sobrepõem para construir novos contornos e espacialidades. “A ideia é vestir a máscara, o corpo, o espaço, fantasiar o grotesco, gerando novas estruturas que rompem e desfiguram a arquitetura conhecida, convidando os corpos a ocuparem esse e outros espaços, coletivamente, de novas formas”, conta ela.

Teatro de sombras

Assim como a criação dramatúrgica vivenciada no processo criativo do espetáculo Vraaa, GARATUJA BOOM é um trabalho transdisciplinar e parte das explorações entre as linguagens teatrais, visuais e performáticas para convidar o público a uma experiência de percepção através da interferência das formas animadas sobre as formas concretas das grandes cidades.

Na peça, um pequeno desenho feito num papel ganha vida e precisa enfrentar o medo para conhecer diversas outras criaturas e formas que habitam o mundo. Porém, a história desse pequeno desenho é contada em um espetáculo de sombras projetado em espaços urbanos ao ar livre por meio da manipulação de diversos equipamentos de luz, como lâmpadas, lanternas, projetores e retroprojetores. Para completar, uma trilha sonora originalmente composta para o espetáculo, é executada por um DJ ao vivo em um jogo coletivo com os manipuladores/performers e a iluminação.

O artista Rodrigo Munhoz “aka” Amor Experimental explica que as figuras/criaturas/personagens do espetáculo apontam para uma abstração em razão de sua inspiração nas garatujas. “Garatuja é o nome que se dá aos primeiros rabiscos e desenhos da criança, que seguem pela primeira infância (até os 7 anos), inicialmente sobrepostos em muitas camadas”.

Oficina

Baseada em práticas lúdicas realizadas a partir de experimentações com sombras, a oficina Brincando no Escuro tem como ponto de partida revisitar a escuridão através de perspectivas criativas. A proposta artístico-pedagógica tem como uma das intenções extrapolar a comum associação do escuro ao medo, sentimento esse geralmente vivenciado na infância e possibilitar o encontro das crianças com diversas linguagens que se utilizam das sombras em suas criações.

Com 15 vagas, a oficina se desenvolve em jogos corporais com imagens, experimentação de diversos objetos, projeção de vídeos com grupos que se utilizam do escuro e das sombras para suas criações, divisão em grupos e proposição de criação coletiva e improvisações e compartilhamento de experiências.

Serviço:

VRAA

Com o Núcleo Vraaa.

Dia 24, de junho, sexta-feira, às 16h.

EMIA Aron Feldman (Casa Amarela dentro do Parque Regional da Criança) – Av. Itamarati, 536 – Parque Jaçatuba, Santo André. Telefone – (11) 4433-1956.

50 minutos | Livre | Gratuito.

Concepção e Produção – Thais Póvoa e Rodrigo Munhoz “aka” Amor Experimental. Manipuladores/Performers – Thais Póvoa, Denise Guilherme, Rodrigo Munhoz “aka” Amor Experimental e Telmo Rocha. Trilha Sonora – Rodrigo Munhoz “aka” Amor Experimental. Criaturas Gerais – Denise Guilherme. Criaturas Sonéticas – Adriano Castelo Branco. Indumentária – Mel Zabunov. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta.

GARATUJA BOOM

Com o Núcleo Vraaa.

Dia 26 de junho, domingo, às 19h.

Parque Celso Daniel – Av. Dom Pedro II, 940 – Bairro Jardim, Santo André. Telefone – (11) 4433-1956.

50 minutos | Livre | Gratuito.

Dia 5 de julho, terça-feira, às 19h.

Pinacoteca de São Bernardo do Campo – Rua Kara, 105 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo. Telefone – 2630-9600.

50 minutos | Livre | Gratuito.

Concepção e Produção – Thais Póvoa e Rodrigo Munhoz “aka” Amor Experimental. Manipuladores/Performers – Thais Póvoa, Denise Guilherme, Rodrigo Munhoz “aka” Amor Experimental e Telmo Rocha. Trilha Sonora – Márcio Vasconcelos. Iluminação e Cenotécnica – Mauro Martorelli. Bonecos para Sombras – Denise Guilherme. Produção Geral – Pólvora Produções Artísticas [Thaís Póvoa]. Assistência de Produção – Lígia Helena de Almeida. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Fotografia e Vídeo – Verônica Pereira.

OFICINA BRINCANDO NO ESCURO

Com o Núcleo Vraaa.

Oficineiros – Thais Póvoa e Rodrigo Munhoz “aka” Amor Experimental.

Dia 25 de junho, sábado, às 14h.

Pinacoteca de São Bernardo do Campo – Rua Kara, 105 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo. Telefone – 2630-9600.

120 minutos | de 7 a 12 anos | Gratuito.

Inscrições – Comparecer 30 minutos antes do início da oficina | 15 vagas.

Dia 1º de julho, sexta-feira, às 16h.

EMIA Aron Feldman (Casa Amarela dentro do Parque Regional da Criança) – Av. Itamarati, 536 – Parque Jaçatuba, Santo André. Telefone – (11) 4433-1956.

120 minutos | de 7 a 12 anos | Gratuito.

Inscrições – Comparecer 30 minutos antes do início da oficina (para alunos da EMIA as inscrições serão feitas com a coordenação) | 15 vagas.

Compartilhar:

  • Data: 15/06/2022 03:06
  • Alterado:17/08/2023 02:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Núcelo Vraaa









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados