São Caetano alerta para importância da vacinação no combate a diversas doenças
Atualmente, a rede pública de saúde disponibiliza em todo o País 19 vacinas para combater cerca de 20 doenças
- Data: 10/06/2022 17:06
- Alterado: 17/08/2023 02:08
- Autor: Gisele Lopes
- Fonte: PMSCS
Prefeitura de São Caetano alerta para importância da vacinação no combate a diversas doenças
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS
Em 2021, com a descoberta das vacinas contra covid-19 e início das imunizações, ficou ainda mais clara a importância da vacinação na prevenção de doenças. São Caetano do Sul atingiu praticamente 100% da população vacinada com 1ª e 2ª doses contra o coronavírus, mas observa que muitos idosos acima de 60 anos ainda não completaram o ciclo de doses adicionais.
E não é apenas de vacinas contra a covid-19 que as pessoas devem se preocupar. O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra Influenza e Sarampo até o dia 24 de junho para a população que faz parte do público-alvo da campanha.
“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. Estamos enfrentando as estações mais frias do ano (outono/inverno) e a vacina evita casos graves e óbitos”, explica a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
A cidade atingiu 50,7% do público alvo (77.961) vacinado contra a gripe. Idosos com 60 anos ou mais foram os que mais se vacinaram (66,2%), seguido dos trabalhadores da saúde (58,5).
Já entre os grupos que menos procuraram a vacinação contra influenza estão pessoas com deficiência (0,8%) e pessoas com comorbidades (22,1%).
Outras vacinas
A vacinação não deve ser lembrada apenas durante as campanhas. A carteirinha de vacinação deve estar sempre em dia. “O calendário básico de vacinação tem início logo após o nascimento, e segue, aproximadamente, até os seis anos de idade. A partir, daí, a Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda um calendário de vacinação que incluam novas vacinas e alguns reforços a cada 10 anos. Desta forma, temos vacinas para serem atualizadas durante a vida adulta também”, explica a coordenadora de imunização, Sabrina Pinesi.
Existem vários imunizantes que são obrigatórios em diferentes fases da vida. Na infância, por exemplo, é necessária contra a poliomielite, tuberculose, difteria, tétano, coqueluche, meningite, sarampo, rubéola, caxumba, hepatite B e febre amarela.
Atualmente, a rede pública de saúde disponibiliza em todo o País 19 vacinas para combater cerca de 20 doenças, em diversas faixas etárias.
Saiba onde e como se vacinar:
Covid-19
1ª e 2ª doses na USCA
Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e, aos sábados, das 8h às 11h30 agendamento pelo https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos
3ª dose para 18 anos ou mais e 4ª dose 60 anos ou mais Livre demanda em qualquer UBS.
4ª dose 50 a 59 anos – drive thru da Garagem Municipal Agendamento pelo https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos
3ª dose 12 a 17 anos – nas UBSs
Agendamento pelo https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos
Sarampo e influenza
Somente para público-alvo da campanha
Em todas as UBSs e USCA
Vacinas do calendário nacional
Todas as UBSs e USCA