Robótica Paula Souza divulga ganhadores do 2º Hackaduíno
Escolas Técnicas Estaduais de Itatiba e Sorocaba foram as grandes vencedoras do desafio; resultado foi anunciado nesta terça-feira (31), durante evento online, transmitido no Youtube
- Data: 01/06/2022 13:06
- Alterado: 17/08/2023 03:08
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
A premiação foi realizada de forma remota
Crédito:Reprodução
Projetos elaborados por alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, e Armando Pannunzio, de Sorocaba, venceram a segunda edição do Hackaduino, promovido pela Robótica Paula Souza. O anúncio dos vencedores foi feito nesta terça-feira (31), durante um evento online, transmitido pela plataforma Youtube.
Nesta edição, o desafio era utilizar o Arduino para desenvolver projetos voltados ao atendimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 11 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja temática é Cidades e Comunidades Sustentáveis. Os projetos foram divididos em duas modalidades: projeto físico e elaborados em simulador.
“A 2ª edição do Hackaduino contou com a participação de 15 Etecs, 41 equipes, 174 alunos, 17 professores e 12 avaliadores. Muitas soluções interessantes foram apresentadas para atender ao tema do evento. Os alunos criaram projetos superinteressantes e totalmente replicáveis, para que outras pessoas possam se inspirar e desenvolver outras soluções usando esta tecnologia.” explica o coordenador da Robótica Paula Souza, Tiago Jesus Souza
O grupo de Sorocaba, que venceu na categoria simulador com o trabalho A.P.Ciclist , é formado por Daniel Pedro de Souza, Everton Alexander Bueno Pina, José Antonio de Almeida Silva e Natan Henrique Miranda Maria, orientados pelo professor Clóvis Augusto Bismara. Eles criaram um meio de sinalização para ciclistas serem vistos com mais facilidade pelos demais condutores, usando um colete com leds que estará conectado às luvas.
Na categoria projeto físico, o vencedor foi o grupo de Itatiba com o trabalho Solar Tracker. Fazem parte da equipe Daniel Aparecido da Silva Junior, Kaique Ferreira da Fonseca, Kauã Andrade de Souza, Mathieu Cherbonnier e Melissa Gouveia, orientados pelo professor Humberto Augusto Piovesana Zanetti. O projeto tem o objetivo de melhorar a captação de placas solares com a ajuda de sensores luminosos.
Veja a classificação dos projetos que chegaram à final no link.