Operação Inverno começa na próxima terça em Diadema
População deve ligar 192 ou 0800 770 5559 para o acolhimento de pessoas na rua em temperaturas abaixo de 13°
- Data: 12/05/2022 19:05
- Alterado: 12/05/2022 19:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Divulgação
O anúncio da chegada de uma grande massa polar à região, na próxima semana, motivou a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) de Diadema a convocar outras secretarias e entidades parceiras para iniciar mais cedo a Operação Inverno deste ano. A Operação terá apoio do SAMU, da Guarda Municipal, da Defesa Civil e das duas entidades que provém acolhimento às pessoas em situação de rua na cidade, a ONG MAI e a Transitória Casa do Caminho, que vão compor equipes de abordagem noturna em 16 pontos já mapeados de concentração dessa população. A abordagem ocorrerá já a partir desta terça-feira (17), entre 18h e 22h, sempre que a previsão do tempo apontar temperaturas abaixo de 13º.
“Graças a este trabalho, não tivemos nenhuma morte por conta do frio nos últimos anos,” comemorou Zuleica Maria da Silva, secretária-adjunta da SASC.
Serão ofertadas 20 vagas a mais além das 70 já oferecidas diariamente nas duas casas de acolhimento da cidade, elevando o total para 90 vagas. As equipes de abordagem sairão às ruas para oferecer cobertores e sensibilizar a população de rua a aceitar o acolhimento. O acesso aos albergues, que normalmente é feito até às 19h, será extendido até às 23h, para receber com banho quente e alimentação todos aqueles que aceitarem acolhida. A população também pode entrar em contato caso testemunhe alguma pessoa em situação de rua passando muito frio, desacordada ou ferida: os números 192 (SAMU) e 0800-770 5559 (GCM) estarão à disposição 24h para fazer esse socorro.
“Esse aumento de vagas deve ser suficiente, em um primeiro momento, mas, havendo a necessidade, está prevista a criação de mais vagas em outros equipamentos públicos da prefeitura,” afirmou Zuleica. “Nosso objetivo é salvar vidas.”