Confira as categorias do 2º Troféu Ayrton Senna de Kart
Competição será realizada entre os dias 17 e 18 de junho de 2022 no Kartódromo Internacional de Birigui
- Data: 12/05/2022 14:05
- Alterado: 12/05/2022 14:05
- Autor: Redação
- Fonte: On Board
Crédito:Deborah Almeida
A segunda edição do Troféu Ayrton Senna de Kart já tem data e formato de disputa definidos. A competição será realizada entre os dias 17 e 18 de junho de 2022 no Speed Park Kartódromo Internacional de Birigui, no interior de São Paulo, e contará com 16 categorias. A competição em homenagem ao tricampeão mundial de F1 deve reunir em torno de 200 kartistas.
Pilotos de todos os estados do País e até da América do Sul devem disputar as corridas em Birigui (SP), repetindo o sucesso da estreia, que foi em janeiro de 2020, também no kartódromo internacional.
As categorias serão divididas nas seguintes classes: Mini 2T, Mirim, Cadete, Júnior Menor, Sprinter, Sênior B, Sênior A, Super Sênior, Júnior, Graduados, KZ, KZ Sênior, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Sênior, F4 Super Sênior. As categorias KZ e KZ Sênior estão listadas também nas provas do campeonato mundial de kart.
“A importância de dividir as categorias no Troféu é porque vamos ter competidores de 8 a 60 anos e, para não competir entre eles, a gente dividiu as categorias. Essa divisão, na verdade, é feita pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo. Ela que cria as divisões das categorias pelo regulamento, e a gente respeita o regulamento ali no Troféu, seguindo a Confederação em todas as categorias, e procurando assim dar o máximo de confiabilidade para todos os pilotos”, explicou Ruben Carrapatoso, coordenador técnico do Troféu Ayrton Senna de Kart.
A duração das provas eliminatórias e finais de cada categoria já estão definidas:
Mirim: 10 voltas na classificatória; 15 na final;
Cadete: 10 voltas na classificatória, 15 na final;
Mini 2T: 10 voltas na classificatória, 15 na final;
Júnior Menor: 12 voltas na classificatória, 18 na final;
Júnior: 15 voltas na classificatória, 20 na final;
Graduados: 16 voltas na classificatória, 23 na final;
Sprinter: 15 voltas na classificatória, 20 na final;
Sênior B: 12 voltas na classificatória, 18 na final;
Sênior A: 12 voltas na classificatória, 18 na final;
Super Sênior: 12 voltas na classificatória, 18 na final;
KZ/KZ Sênior: 15 voltas na classificatória, 23 na final;
F4 Júnior: 15 voltas na classificatória, 20 na final;
F4 Graduados: 15 voltas na classificatória, 23 na final;
F4 Sênior: 13 voltas na classificação, 20 na final;
F4 Super Sênior: 13 voltas na classificação, 20 na final.
”Em relação à seriedade do evento, todos os pilotos que estão filiados junto à CBA, em todas as categorias – desde a Cadete para quem tem 8 anos, até Super Sênior Master, para quem tem 60 anos –, podem participar. Basta ser filiado junto à CBA”, encerrou Ruben Carrapatoso.
Além dos pódios finais, o Troféu Ayrton Senna também irá premiar com o Troféu Superação o piloto que ultrapassou mais adversários na corrida, e com o Troféu Pole Position o que cravou a pole com maior vantagem em relação ao segundo colocado, entre todas as categorias. Ambos os Troféus, Superação e Pole Position, são inspirados em marcas registradas do estilo do tricampeão mundial de F1 Ayrton Senna.