Alunos de Diadema visitam universidade e planejam criar podcast
Crianças da EMEB Letícia Beatriz conheceram estúdios de rádio e TV e participarão de oficinas com universitários
- Data: 04/05/2022 20:05
- Alterado: 04/05/2022 20:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Divulgação / PMD
Alunos da EMEB Letícia Beatriz Pessa, em Diadema, visitaram nesta quarta-feira (04) o campus Rudge Ramos da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo, onde foram recebidos por professores e cerca de 20 estudantes universitários dos cursos de Jornalismo e Direito.
Os 12 estudantes da escola têm entre 8 e 10 anos e são representantes do grêmio estudantil da EMEB onde estudam. Na visita, que durou quatro horas, descobriram como as reportagens são produzidas, conheceram a redação e os estúdios de rádio e TV e aprenderam noções de jornalismo e de legislação.
“Os nossos alunos se portaram de modo muito educado, fizeram intervenções inteligentes e se destacaram por apresentar uma competência cidadã, sabendo que deveriam se portar como representantes do grêmio da escola, o que fizeram muito bem”, resumiu a professora Elena Alves Silva, que atua na equipe Núcleo de Acompanhamento de Conselhos da Secretaria de Educação e acompanhou a visita.
Em 20 de abril, já havia ocorrido uma visita, mas no sentido inverso – universitários da Metodista conheceram a EMEB Letícia por dentro. Após esses dois primeiros encontros, já está previsto um outro, para o dia 11 de maio, em que as crianças participarão de oficinas de criação de um podcast (programa de áudio pela internet, como entrevistas e contação de histórias), a ser criado pelos pequenos com auxílio dos universitários.
Segundo Elena, a ideia dessa parceria entre a escola e a universidade veio dos próprios alunos e foi acolhida por uma professora da universidade, que a encaminhou para a Secretaria de Educação para se tornar realidade.
“Essa atividade faz parte do curso de extensão da Metodista e a nossa ideia é auxiliá-los na utilização dessas redes sociais e, assim, incentivá-los a usar a comunicação como ferramenta de transformação do dia a dia. Queremos aproximar esses estudantes de novas formas de linguagem. Claro que sempre respeitando os limites de cada faixa etária”, explicou a professora da Metodista, Patrícia Sosa Mello, na ocasião da visita à escola.
Na noite desta quarta-feira, será a vez dos alunos maiores – estudantes de EJA (Educação de Jovens e Adultos) – visitarem a universidade e planejarem os próximos passos do projeto deles, que segue a mesma linha de montar um meio de informação.