Evento reivindica a solução para os problemas por quem utiliza bicicleta em SP
Ação vai acontecer no dia 21 de maio, a partir das 9h, na Praça Multi-Uso em frente ao Terminal Cidade Tiradentes
- Data: 04/05/2022 09:05
- Alterado: 04/05/2022 09:05
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Aromeiazero
Crédito:Reprodução - Diário do Transporte
Maior conjunto habitacional da América Latina e com uma vital dinâmica interna a partir da sua diversidade de comércios, serviços, parques e centros culturais, Cidade Tiradentes é um distrito com grande potencial para uso da bicicleta. Pois, para a mobilidade, geração de renda, logística, lazer, saúde, cidadania e o direito à cidade, a bike é uma ferramenta estratégica na construção de uma vida mais humana, democrática e sustentável.
Neste contexto, o Instituto Aromeiazero, com o patrocínio do Itaú Unibanco, realiza desde 2018 em Cidade Tiradentes, uma série de ações para fortalecer uso da bicicleta no território. No ano de 2022, no contexto do projeto “Mais Bicicletários”, em parceria com a Ciclocidade e Tembici, serão realizadas ações para fortalecer a atuação de coletivos que utilizam a bike no território, para aumentar o acesso ao sistema de bicicletas compartilhadas do Terminal Cidade Tiradentes, único no território com 12 horas de funcionamento.
Como parte do planejamento de incentivo para o uso desse sistema, melhoria da infraestrutura para a bicicleta e aume de condições para que mais mulheres pedalem, será realizado no dia 21/05, a partir das 9h, na Praça Multi-Uso, uma intervenção que contará com uma aula aberta de mecânica básica de bicicleta e oficina para ensinar mulheres a pedalar. Além disso, haverá a reivindicação, por meio de um pedal em grupo, da volta da ciclofaixa na Av. dos Metalúrgicos, única no distrito e que foi retirada em 2019, com promessa de retorno.
Vale dizer que em 2017, a Ciclocidade, em parceria com o Bike Zona Leste, contabilizou 580 viagens de bike na ciclofaixa em um período de 14 horas, A maior parte dos deslocamentos eram regionais e feitos por crianças e adolescentes, fazendo com que o distrito tenha o perfil de ciclista mais jovem da cidade. Dado que se alinha ao fato de Cidade Tiradentes ser o 2º distrito com população mais jovem de São Paulo. Do outro lado desta moeda, no entanto, apesar das mulheres representarem 52,2% dos moradores, são apenas 3% dos ciclistas da região.
As cidades brasileiras são pouco planejadas e sem infraestrutura adequada para quem pedala. Pensando em solucionar esses e outros problemas, o Instituto Aromeiazero reúne esforços para fomentar o uso da bicicleta na Cidade Tiradentes e difundir o direito dos ciclistas.
Serviço
Data: 21/05
Mecânica oferecida pelo “A Rua é Delas”: 9h às 11h
Oficina para ensinar mulheres a pedalar, oferecida pela Casa Anastácia: 9h às 11h
Pedal comandado pelo Pelotão de Elite: 11h às 13h
Endereço: Praça Multi-Uso: R. Milagre dos Peixes, 357 – Conj. Hab. Castro Alves, São Paulo, em frente ao terminal Cidade Tiradentes