Nova etapa da campanha da gripe vacina gestantes e puérperas em Diadema

Novo grupo já está apto a receber a dose do imunizante que protege contra três cepas do vírus influenza

  • Data: 03/05/2022 14:05
  • Alterado: 03/05/2022 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Nova etapa da campanha da gripe vacina gestantes e puérperas em Diadema

Crédito:Mauro Pedroso

Você está em:

Desde segunda-feira (2), a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) entrou em uma nova fase com a ampliação do público-alvo: gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) de Diadema já podem procurar uma das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber a imunização.

Em 2022, a vacinação contra a influenza teve início no dia 28 de março contemplando idosos com 80 anos ou mais. Atualmente, além das gestantes e puérperas, o imunizante está sendo aplicado também em pessoas a partir de 60 anos, profissionais de saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Os usuários elegíveis deverão procurar o posto de vacinação, das 8h30 às 16h, munidos de carteira de vacinação, documento pessoal com foto e, se possível, o cartão SUS. Além desses documentos, o trabalhador da saúde deve comprovar seu vínculo com alguma instituição de saúde. Já os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um dos pais ou responsáveis.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina é segura e ajuda a prevenir as complicações decorrentes da doença e os óbitos, reduzir os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir as internações.

Confira o endereço das UBS aqui.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente.

Em 2022, a vacina usada na campanha protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul: H1N1, H3N2 Darwin (que no final de 2021 causou o surto de gripe na cidade) e linhagem B/Victoria.

A vacina da gripe é anual. Mesmo quem tomou a dose no ano passado precisa se dirigir à UBS novamente para garantir a dose deste ano. Para quem já tomou o imunizante em anos anteriores, o esquema vacinal é de dose única. Já para as crianças da faixa etária atendida que vão tomar a vacina pela primeira vez este ano, o esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

A partir do dia 9 de maio, a campanha irá liberar a vacinação para indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades. 

Informações importantes em relação à vacinação:

– A vacinação é anual e exclusiva para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde

– Não é necessário intervalo entre a aplicação das vacinas contra a covid-19 e a gripe, na população a partir de 12 anos de idade

– Caso o usuário esteja com sintomas gripais, faça o teste para covid-19 e adie a vacinação até a recuperação clínica

– Em caso de positivo para covid-19, aguarde pelo menos quatro semanas antes de receber a vacina contra a gripe

– A SMS recomenda que todas as medidas de prevenção à transmissão da covid-19 sejam respeitadas durante as ações de vacinação contra a influenza. O uso de máscaras de proteção individual é fortemente recomendado a toda população que busca atendimento nas unidades de saúde ou for atendido por ocasião da vacinação.

Compartilhar:

  • Data: 03/05/2022 02:05
  • Alterado:03/05/2022 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados