Mauá debaterá políticas para a saúde mental em conferência
Evento será nesta quarta-feira (27/04), no Teatro Municipal
- Data: 25/04/2022 19:04
- Alterado: 25/04/2022 19:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Mauá
Crédito:Divulgação
A saúde mental é o tema em pauta na cidade nesta quarta-feira (27/04). Debater e elaborar diretrizes para as políticas públicas municipal, estadual e nacional do setor são os objetivos da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Mauá, promovida pela Prefeitura e coordenada pelo Conselho Municipal de Saúde.
O evento será realizado no Teatro Municipal (Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia). Poderão participar das discussões trabalhadores da saúde e representantes dos usuários da rede pública. O credenciamento terá início às 8h e as atividades começam às 9h.
O tema da edição deste ano é ‘A Política de Saúde Mental como Direito: pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS’.
As conversas serão pautadas por quatro eixos temáticos: cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e impactos na saúde mental da população; e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia. Os assuntos também serão abordados em palestra com psiquiatra.
Ainda haverá a eleição de 24 delegados para a conferência estadual. Podem votar apenas os participantes eleitos nas nove pré-conferências realizadas neste mês.
A rede de atenção psicossocial de Mauá tem três CAPs (Adulto, Álcool e Drogas e Infantil), dois serviços de residência terapêutica, 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Consultório de Rua, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Hospital Nardini.