Balanço da Brock – 18/04/2022

Fique por dentro do que acontece nos bastidores da política, eventos, economia, cultura, social e geral

  • Data: 18/04/2022 17:04
  • Alterado: 18/04/2022 17:04
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC
Balanço da Brock – 18/04/2022

Crédito:

Você está em:

Disputa acirrada

A campanha eleitoral para deputado estadual nas 3 cidades do Grande ABC, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul, promete ser acirrada. Os votos nessas cidades serão disputados um a um.

A grande novidade está na disputa de Ana Carolina Serra, esposa do prefeito de Santo André, Paulinho Serra. Ana, que nas eleições passadas apoiou a deputada estadual Carla Morando, de São Bernardo, entra para a disputa eleitoral pela primeira vez esse ano.

Paulinho busca apoio de algumas lideranças de São Bernardo para engrossar o número de votos para sua esposa. E o mesmo deverá fazer Orlando Morando em Santo André.

Já em São Caetano do Sul, Thiago Auricchio, deputado estadual e filho do prefeito da cidade, José Auricchio Júnior, buscará no interior paulista e na baixada os votos que serão necessários para lhe reeleger. Isso porque dificilmente terá apoio suficiente nas vizinhas Santo André e São Bernardo em virtude da disputa das primeiras-damas. Na eleição passada Thiago dobrou com o deputado federal de São Bernardo, Alex Manente, do Cidadania. Porém, até o momento não se sabe se a dupla irá manter a parceria de 2018.

Thiago tem apoio declarado do prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi.

Marinho

Outra novidade para as eleições desse ano será o ex-prefeito de São Bernardo do Campo e ex-ministro, Luiz Marinho, que também é presidente estadual do PT. Ele irá disputar uma vaga da Câmara Federal.

Marinho nunca ocupou um cargo de legislativo e deverá contar com o apoio maciço de lideranças petistas não só da região do ABC, mas também do interior de São Paulo por onde o ex-prefeito tem intensificado sua agenda de visitas e compromissos.

Renúncia

A Fundação do ABC informa que, na tarde de hoje, 18, Regina Maura Zetone Grespan encaminhou carta ao Conselho de Curadores da FUABC renunciando ao cargo de presidente por “motivos de foro íntimo e questões familiares”.

Nos bastidores políticos já era dado como certa a saída de Regina, que desde o início de sua indicação enfrentou dificuldades para ser aceita. Há rumores de divergências com prefeitos que teriam sido a gota d’água para sua saída.

Regina ficou pouco mais de 3 meses no cargo.

Em nota distribuída pela Fundação, “o vice-presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mario Pereira de Souza Gomes, seguirá exercendo as incumbências inerentes ao cargo de presidente até que haja escolha do sucessor para o mandato complementar pelo Conselho de Curadores da FUABC”.

Risada

O vice-presidente Hamilton Mourão riu nesta segunda-feira, 18, ao ser questionado sobre a possibildiade de serem investigadas as torturas cometidas por militares durante a ditadura. A jornalista Míriam Leitão em sua coluna no jornal “O Globo”, divulgou trechos de áudios que mostram sessões do Superior Tribunal Militar (STM) na época do governo ditatorial. Nas sessões, os militares falam sobre as torturas.

“Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. [risos]. Vai trazer os caras do túmulo de volta?”, afirmou Mourão, que é general da reserva do Exército.

O vice-presidente disse ainda que, para ele, o tema faz parte do passado.

Abril Laranja

Abril é o mês de intensificar a prevenção contra a crueldade animal. Abril Laranja é o nome que se dá ao período em que se busca a conscientização das pessoas sobre maus tratos praticados contra os animais — sejam eles domésticos ou selvagens, grandes ou pequenos.

Manter animais acorrentados, não tratar doenças e não vacinar, abandonar, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros, são alguns exemplos de maus-tratos que devem ser combatidos.

Sem partido

O Republicanos de Diadema emitiu nota hoje comunicando o cancelamento da filiação do ex-prefeito da cidade Lauro Michels.

A integra da nota diz: “O presidente municipal do Republicanos Diadema, Gesiel Duarte, e o vereador e líder da bancada do partido, Pastor João Gomes, comunicam que a filiação do ex-prefeito Lauro Michels à agremiação foi cancelada. A direção municipal já havia discutido sobre a possível filiação, fato esse que foi rejeitado por unanimidade pelos membros da executiva e seus correligionários. Após conversas entre as esferas, prevaleceu o bpm senso que sempre norteou a condução do Partido Republicanos no Estado de São Paulo, findando no cancelamento da filiação do ex-prefeito Lauro Michels, bem como do ex-vereador Marcos Michels e da ex-primeira-dama Caroline Rocha. Sendo assim o Republicanos Diadema mostra que tem posição, firmeza e compromisso político com a cidade”.

Ligações

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSB, tem gastado uma parte de seu dia ligando para prefeitos do Interior a fim de fortalecer a candidatura de seu parceiro político Márcio França, que foi seu vice no governo 2015/2018.

Alckmin, que será vice na chapa do ex-presidente Lula, tem reforçado seu apoio à Márcio França em suas redes sociais. Inclusive sua esposa, Lu Alckmin, está sendo cotada a ser vice na chapa de Márcio França.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 18/04/2022 05:04
  • Alterado:18/04/2022 17:04
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados