Sesc São Caetano retorna com sextas culturais celebrando “o chorinho”

Grandes grupos contam histórias, fazem homenagens, apresentam composições e interpretam grandes artistas no projeto “Choro Dentro de Casa”.

  • Data: 30/03/2022 16:03
  • Alterado: 30/03/2022 16:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano
Sesc São Caetano retorna com sextas culturais celebrando “o chorinho”

Crédito:

Você está em:

A música nos faz relembrar e reviver momentos marcantes da vida, nos trazendo sensações únicas vividas, e ao longo das próximas sextas a partir das 20h o Sesc São Caetano proporciona ao público esse sentimento com o projeto Choro Dentro de Casa, onde a cada apresentação, projetos musicais contam histórias, apresentam novas composições, interpretam e realizam um tributo a personalidades do chorinho. E aproveita o mês de abril, para celebrar o estilo musical que surgiu em meados do século XIX no Rio de Janeiro – e que permanece até hoje em rodas que se espalham por todo o Brasil. Ritmo composto por instrumentos como violão, cavaquinho, pandeiro e flauta já foi representado por grandes artistas como Pixinguinha, Jacó do Bandolim e Chiquinha Gonzaga. Para todas as apresentações são necessárias a aquisição de ingressos nas bilheterias do Sesc.

As apresentações terão início dia 8, com o grupo “Choronas” no show “Cronologia do choro pela cronologia das Choronas” que em comemoração aos 25 anos de carreira do primeiro grupo de choro feminino do Brasil, pretende, a partir da seleção, em ordem cronológica, de doze músicas dos quatro CDs do grupo, falar sobre compositores, seus primeiros intérpretes, além de curiosidades da época.

A nova geração do choro está presente no dia 22 com o show de “O Choro é Delas – Água de Vintém convida Camila Silva e Wanessa Dourado” o conjunto piracicabano convida duas instrumentistas de destaque da nova geração do choro paulistano e os tradicionais solos de bandolim abrem espaço para o cavaquinho e o violino. Da pioneira Chiquinha Gonzaga à Xeina Barros, o show exalta a importância fundamental das mulheres na história do gênero.

 No dia 29, é “Izaias e Seus Chorões com o Choro em Memória”. Um dos grupos mais tradicionais do choro paulista resgata a história e a evolução do gênero, tocando seus maiores intérpretes dentre eles: Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Waldir Azevedo Paulinho da Viola, Zequinha de Abreu e Ademilde Fonseca. O grupo compartilha com o público, memorias e acontecimentos vividos pelo conjunto e seus predecessores.

 Quem finaliza as sextas “Choro dentro de Casa” do Sesc São Caetano no dia 6 de maio é o músico, compositor, arranjador e produtor, Gian Correa que é considerado pela crítica como um dos maiores representantes do violão de 7 cordas na atualidade. E convida Henrique Araújo que representa atualmente importante referência no bandolim e cavaquinho no cenário musical do Brasil e, nesta apresentação, será convidado por Gian para um bate-bola musical. Neste encontro o duo tocará composições de chorões paulistas e clássicos do choro.

SERVIÇO:

Sesc São Caetano

Dias: 8, 22, 29 de Abril e 06 de Maio

Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul

Duração: 60 minutos

Recomendação etária:  Livre

Retirada de ingressos na Rede Sesc

Compartilhar:

  • Data: 30/03/2022 04:03
  • Alterado:30/03/2022 16:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano


Tempo em São Caetano do Sul para amanhã
17/02


Dia de sol com névoa fraca ao amanhecer.

Madrugada

Noite com muitas nuvens.

Manhã

Sol com algumas nuvens.

Tarde

Sol.

Noite

Noite sem nuvens.

Temperatura em
São Caetano do Sul

Max: 38°C

Min: 21°C

Chuva em
São Caetano do Sul

Probabilidade: 62%

Quantidade: 0mm

Ventos em
São Caetano do Sul

Velocidade: 7km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados