Braskem promove ação de coleta e reciclagem de resíduos plásticos no Lollapalooza Brasil
Em iniciativa que busca gerar conscientização sobre descarte correto e reciclagem, empresa terá estações em que o público poderá descartar itens e trocar por pontos que valem brindes
- Data: 24/03/2022 09:03
- Alterado: 24/03/2022 09:03
- Autor: Redação
- Fonte: Braskem
Crédito:Wesley Allen
Em linha com o seu compromisso de promover o desenvolvimento sustentável e a economia circular, a Braskem levará para o festival Lollapalooza Brasil estações de coleta de resíduos plásticos, nos quais o público poderá trocar itens descartados por pontos que valem brindes. O evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de março, no Autódromo de Interlagos.
A expectativa da companhia é coletar um montante superior às 46 toneladas coletadas em 2019, quando foi realizada a última edição do festival.
A dinâmica funcionará em um sistema de incentivo, que gera pontos àqueles que levarem resíduos plásticos às estações de coleta. Os pontos acumulados poderão ser trocados por produtos relacionados à música, como fones de ouvido, palhetas de guitarra e discos de vinil, além de itens como viseiras, capas de chuva e até pares de ingressos para os dias restantes do evento.
O objetivo é gerar conscientização sobre a importância do descarte correto de embalagens e materiais recicláveis pós-consumo, e ao mesmo tempo mostrar que o plástico transformou a música ao ser aplicado em equipamentos essenciais para sua evolução, estando presente em instrumentos e outros itens musicais.
“Sem plástico não tem vinil, guitarra, palheta e caixa de som. Sem plástico não tem música como a gente conhece. Queremos estimular a conscientização sobre o descarte correto de resíduos usando essas mensagens, oferecendo uma experiência diferente e atrativa para as pessoas no festival. O plástico transforma a música e nós transformamos o plástico, destinando-o para reciclagem”, explica Ana Laura Sivieri, diretora de Marketing e Comunicação da Braskem.
Para isso terão stands instalados em diferentes locais do autódromo. O Rock & Recycle by Braskem será o ponto de cadastro do público na ação e também descarte dos materiais plásticos. Já a Rock & Recycle Store by Braskem será um espaço instagramável para troca dos pontos por brindes, enquanto o Rock & Recyle Lounge, exclusivo da área VIP, também terá um ponto de destinação dos resíduos plásticos e troca de brindes para o público do local.
Rumo às metas
Iniciativas como as do Lollapalooza tangibilizam os esforços da Braskem pela sustentabilidade e a economia circular. A companhia estabeleceu a meta de ampliar seu portfólio de produtos com 300 mil toneladas de resinas termoplásticas e produtos químicos com conteúdo reciclado, até 2025, e 1 milhão de toneladas até 2030. Ainda para 2030, a Braskem trabalhará para eliminar a destinação de 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos para incineração, aterros ou seu descarte no meio ambiente.
Rumo a essas metas, em fevereiro a empresa anunciou um aporte de R$ 130 milhões em três projetos voltados à economia circular: a inauguração de uma fábrica de reciclagem mecânica, em Indaiatuba (SP), o início da construção da primeira planta de reciclagem avançada no Brasil, a ser inaugurada no mesmo município no final do ano, e a construção de um Centro de Desenvolvimento de Embalagens Circulares, o Cazoolo, que deve começar a operar no segundo semestre.