Diadema promove ações de participação democrática nas escolas
Durante todo o mês de março, Secretaria de Educação tem realizado eleições para conselhos e grêmios nas unidades da Rede e conveniadas
- Data: 23/03/2022 16:03
- Alterado: 17/08/2023 07:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Diadema promove ações de participação democrática nas escolas
Crédito:PMD
A Secretaria Municipal de Educação promove, durante todo o mês de março, quatro ações de vivência democrática dentro do ambiente escolar. Durante o período, os alunos e alunas têm a oportunidade de eleger por meio de voto os conselhos Escolar e Curumim, além dos grêmios Diadorim e Estudantil.
Ao todo, 61 escolas da Rede Municipal e outras 31 conveniadas participam das eleições de conselhos e grêmios escolares. Os eleitos e eleitas ficam no cargo por um ano, podendo concorrer novamente no pleito seguinte.
Além de participarem ativamente das decisões em suas unidades escolares, todos os conselheiros deverão se reunir periodicamente com prefeito José de Filippi Júnior para debater assuntos relacionados à cidade. O primeiro encontro com o chefe do Executivo será os grêmios Diadorim e está marcado para o dia 5 de abril.
Saiba o que são:
Conselho Escolar
Formado por pais, mães, familiares responsáveis pelos estudantes, professores e funcionários. A função é zelar pela manutenção e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola.
Conselho Curumim
Destinado aos estudantes do Maternal, fases I e II, Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Curumim, em tupi, significa criança.
Grêmio Estudantil
Previsto em lei desde 1985, os grêmios estudantis são espaços formados por quem está prestes a concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. Nos grêmios, todos os alunos podem exercitar sua participação comunitária, debatendo temas que poderão melhorar a vida de todos dentro das escolas.
Grêmio Diadorim
Formado por estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e possui a mesma função do Grêmio Estudantil. Seu nome foi extraído do livro Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.