Dia do Artesão – Estância Hidromineral de Socorro resgata nhanduti

Espaço do Artesanato e ateliês LukaBrasil e Terra e Arte com produtos feitos com muita técnica, habilidade e carinho

  • Data: 19/03/2022 13:03
  • Alterado: 17/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP
Dia do Artesão – Estância Hidromineral de Socorro resgata nhanduti

Empório do Cristo no Mirante do Cristo

Crédito:VGCOM - ASTUR - SHANE GLEN - @soulpicsphotography

Você está em:

Os trabalhos manuais realizados por artesãos são repletos de memórias, que na maioria das vezes remetem à cultura e história locais. Cada botão, pincelada ou material reciclado carrega características próprias e emoções de quem os manuseia. Feitos à mão, com tempo e cuidado adquirem uma identidade e, por isso, são mais valorizados.  

Para comemorar o Dia do Artesão, 19 de março, nas viagens para a Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – vale conhecer o artesanato local.

O lugar que melhor representa Socorro pela diversidade de peças e quantidade de artesãos é o Espaço do Artesanato, onde se concentram os trabalhos de 35 pessoas. São artigos em madeira, cerâmica, tecido, feltro, entalhe, bordado e crochê, por exemplo, que resultam em peças de decoração e acessórios produzidos com muito capricho. Mas, no momento o foco está no resgate do nhanduti (significa “teia de aranha” em tupi guarani) que é um patrimônio cultural da cidade. Nas décadas de 1950 e 1960 a nhanduti era uma importante fonte de recursos para as famílias, mas com o passar do tempo diminuiu. “Em 2022 vai ter o nhanduti não só como renda, mas como decoração de enfeites, inclusive no Natal”, conta Luka Fagundes, coordenadora do Espaço do Artesanato.

Há uma lenda indígena que o noivo desapareceu no dia do casamento. A jovem índia encontrou o amado morto por uma onça e passou a noite ao seu lado. Percebeu, então, que o corpo estava envolto por um belo manto de teia de aranha. A índia tece a mortalha do falecido noivo copiando o trabalho da aranha. Assim teria surgido o nhanduti.   

O Espaço do Artesanato acaba de completar 10 anos, marcados por muitos avanços. “A principal mudança foi a física. Há 10 anos aqui nem era parque, na frente era uma guarita. Hoje estamos inseridos dentro do Parque, a entrada foi modernizada, ganhamos um jardim, o arredor foi melhorado, ganhamos um ponto turístico bem perto, que é o avião. Tudo isso melhorou o olhar para o local”, ressalta Luka. “Dentro do espaço, a parceria entre prefeitura, associação comercial e artesãos é muito importante e nos deu condições de participar de grandes feiras como a Mega Artesanal e neste segundo ano já iremos com recurso próprio”, comemora. Por fim, a coordenadora destaca a evolução dos artesãos, que conseguiram por meio de várias capacitações do Sebrae se tornar MEI, fazer a precificação dos produtos, e identificar a melhor distribuição do espaço na prateleira, por exemplo.

Já no Ateliê Terra e Arte é possível encontrar lindas peças em cerâmica e obras de arte. Os porta-guardanapos e as canecas personalizadas são os mais procurados. “Artesanato é o modo de mostrar meu trabalho, que faço com tanto prazer, para as pessoas; ele significa também minha independência financeira”, diz Néia Brancalion, proprietária do ateliê e artesã há 30 anos, que cria peças utilitárias e decorativas únicas em cerâmica artesanal.

O Ateliê LukaBrasil, também em Socorro, é especializado na personalização em cerâmica, porcelana e vidro. Oferece azulejos e placas cerâmicas personalizadas, números para residências sob encomenda, painéis pintados em azulejos com logotipos e com imagens religiosas, pratos decorativos, enfeite para porta de maternidade, brasão de família, mandalas no prato e azulejo, entre outros.

O Empório do Cristo reúne inúmeras peças de artesanato – que vão desde peças de decoração, lembrancinhas às utilidades domésticas – além de geleias, doces, cafés, cachaças, rapadura e melado de cana, artesanais. É um local para ir sem pressa para poder ver tudo em detalhes.  

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo – recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”. Descubra Socorro:   www.socorro.tur.br

Compartilhar:

  • Data: 19/03/2022 01:03
  • Alterado:17/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados