Começa nesta sexta-feira o Mundial de Endurance 2022 com corrida nos EUA
André Negrão inicia em Sebring sexto ano com a Alpine
- Data: 16/03/2022 09:03
- Alterado: 16/03/2022 09:03
- Autor: Redação
- Fonte: BestPR
during the Official Prologue of the 2022 FIA World Endurance Championship on the Sebring International Raceway from March 12 to 13, in Sebring, Florida, United States of America - Photo Frédéric Le Floch / DPPI
Crédito:Frédéric Le Floch DPPI
A temporada 2022 do Campeonato Mundial de Endurance, o FIA WEC, será aberta nesta sexta-feira (18), com a disputa das 1000 Milhas de Sebring, prova que será disputada no tradicional circuito de Sebring, nos Estados Unidos. A corrida marcará também o início do sexto ano de parceria do piloto brasileiro André Negrão com a Alpine, equipe que, pelo segundo campeonato consecutivo, disputará a classe dos Hypercars, a mais importante do campeonato.
A corrida em Sebring marca a volta do WEC aos Estados Unidos pela primeira vez desde que a pandemia foi deflagrada. Por ser a primeira etapa do campeonato, o difícil traçado localizado na Florida recebeu, no último final de semana, o Prólolgo da categoria, uma bateria de testes com todas as equipes que disputarão a temporada.
“É muito bom voltar aos Estados Unidos para correr em um circuito tão tradicional como Sebring. Por conta das características da pista, bastante diferentes do que a gente tem na Europa, esta corrida é mais complicada. São tipos de pavimentos diferentes e um traçado rápido. Mas o Prólogo foi importante para esta adaptação e também nos mostrou um bom acerto para esta primeira etapa. Estamos preparados para a temporada”, diz Negrão.
A passagem do WEC por Sebring também se diferencia das outras etapas por um detalhe: a categoria divide pista com o IMSA, o mais importante campeonato de endurance dos Estados Unidos. Enquanto o Mundial fará uma corrida de mil milhas, a categoria americana, que também conta com protótipos e GTs na pista, terá a disputa da tradicionalíssima 12 Horas de Sebring, uma das mais importantes corridas de resistência do planeta.
“O clima da corrida aqui em Sebring é completamente diferente de todas as outras etapas do WEC, até mesmo que Le Mans. Como dividimos as atividades com a IMSA, podemos ver como eles trabalham e trocar informações com as equipes que atuam nos Estados Unidos, o que é sempre positivo. O campeonato deles tem uma dinâmica um pouco diferente, mas é possível aproveitar algumas coisas que eles aplicam por lá”, completa o brasileiro.
Diferente do que ocorre no restante do campeonato, as 1000 Milhas de Sebring tem suas atividades realizadas no meio de semana. Os treinos serão abertos nesta quarta-feira (16), quando serão realizadas duas atividades. A quinta-feira terá mais um treino livre e a classificação. A abertura do WEC tem largada marcada para 13h de sexta-feira. A plataforma de streaming Star+ transmite a classificação e a corrida.