Santo André economiza R$ 5 mi por ano com modernização do sistema de iluminação pública
Programa inovador da Prefeitura, Banho de Luz foi um dos pilares para que o montante economizado chegasse nesse patamar
- Data: 10/03/2022 19:03
- Alterado: 10/03/2022 19:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Angelo Baima / PSA
A Prefeitura de Santo André garantiu economia de R$ 5 milhões no valor gasto em consumo de energia anualmente, graças a diversas ações de modernização e gerenciamento do sistema de iluminação do município. O programa Banho de Luz é uma das ações propulsoras desta redução, além do mapeamento dinâmico, telemonitoramento e telegestão dos pontos de iluminação modernizados.
“Trabalhamos com foco para chegarmos até 2024 com toda a iluminação pública da cidade modernizada. Isso representa mais qualidade de vida para nossa gente, aumenta a sensação de segurança e reflete em economia dos recursos. A iluminação pública se tornou um carro-chefe no sistema de uma Santo André mais inteligente e tecnológica, com visão de futuro”, comentou o prefeito Paulo Serra.
Além do programa Banho de Luz, Santo André implementou modernos sistemas de telegestão e monitoramento do parque luminotécnico, permitindo que as equipes da Prefeitura tenham o controle de todos os 53 mil pontos luminosos distribuídos por mais de 1,3 mil quilômetros de vias.
O último processo implementado foi o de Mapeamento Dinâmico, que conta com uma unidade móvel que percorre as vias do município em períodos alternados durante o dia, coletando informações que serão utilizadas para programar manutenções preventivas, projetos de modernização e também para evitar perdas financeiras decorrentes de furtos e extravios.
Com investimento em tecnologia e georreferenciamento, as equipes de iluminação podem detectar e registrar falhas com o telemonitoramento, além de contar com um sistema para registros dos chamados recebidos pelo call center da iluminação pública e dos equipamentos móveis utilizados pelas equipes de ronda.
Um dos resultados obtidos com a modernização do sistema foi a redução do tempo médio de reparo de uma lâmpada queimada, que caiu para 19 horas e, para localidades com mais de quatro lâmpadas queimadas, esse prazo máximo é de até 72 horas.
“Santo André passou a ter economia no consumo de energia e gerar superávit para investir na melhoria da iluminação, com incrementos positivos na qualidade da luminosidade. Essas economias geradas, inclusive, permitirão cumprir, com recursos próprios, o Plano de Metas do município, que prevê 100% de cobertura do projeto de modernização até o final de 2024”, comemorou o prefeito Paulo Serra.