Mais de 19 mil crianças são vacinadas em escolas municipais em uma semana de busca ativa_x000D_
Com as estratégias de ampliação da cobertura vacinal infantil no município, 77,2% das crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose
- Data: 27/02/2022 12:02
- Alterado: 17/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Vacinação covid-19
Crédito:Arquivo - Agência Brasil
Para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 entre crianças de 5 a 11 anos de idade na capital, a Prefeitura de São Paulo deu início ao processo de busca ativa nas escolas municipais na última segunda-feira (21). Somente nessa semana, foram vacinadas 19.927 crianças nas escolas municipais, o que ampliou a cobertura vacinal para 77,2% nesta faixa etária.
A ação da SMS ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibilizando equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para aplicação das vacinas dentro do ambiente escolar, conforme autorização dos pais e responsáveis legais.
Com as estratégias adotadas na capital, 836.724 crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose (D1) na cidade até esta sexta-feira (25). Também já garantiram a imunização completa com a segunda dose (D2), 11,4% do público infantil.
De acordo com o secretário municipal da Saúde em exercício, Luiz Carlos Zamarco, toda a logística de vacinação organizada pela prefeitura contribuiu para o avanço da vacinação dos paulistanos contra a Covid-19. “Esse resultado é fruto da adesão dos cidadãos e da técnica e do empenho das equipes de enfermagem da rede municipal de saúde de São Paulo”, disse.
Para as crianças de 5 a 11 anos, a segunda dose está disponível para quem concluiu o intervalo entre doses, sendo de 28 dias para quem recebeu Coronavac e 56 dias para Pfizer pediátrica.
A capital paulista também já imunizou 98,6% de adolescentes com a segunda dose (D2) e 63,8% de adultos e idosos com a dose adicional (DA). Em números absolutos, 5.886.347 e 832.445 vacinados, respectivamente.
Como garantir a vacinação na capital?
As crianças devem estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos e apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF), carteirinha de vacinação e comprovante de endereço. Em crianças com 5 anos de idade ou imunossuprimidas, segue sendo aplicada exclusivamente a vacina Pfizer pediátrica. Os imunossuprimidos devem apresentar documentação médica que comprove a condição. A população pode consultar a unidade mais próxima de sua residência por meio da página Busca Saúde.
A vacinação infantil na capital paulista ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas.
Neste sábado, as crianças podem se vacinar nas AMAs/UBSs Integradas, até as 19h. Adolescentes e adultos também podem se vacinar.
Amanhã, domingo (27), a vacinação ocorrerá exclusivamente aos adolescentes e adultos, entre 8h e 16h, nas farmácias parceiras da avenida Paulista (nos números 2.371 e 266) e, das 8h às 17h, nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Villa-Lobos (aberto das 11h às 16h), da Independência e da Juventude. Não haverá vacinação no parque Ceret.
Na segunda e terça-feira (28 de fevereiro e 1º de março), a vacinação ocorrerá nas AMAs/UBSs Integradas, das 8h às 19h, para crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos.
Na Quarta-feira de Cinzas (2), a vacinação estará disponível nas AMAs/UBSs Integradas das 8h às 19h. A partir do meio-dia, toda a rede volta a vacinar: UBSs até as 19h, e megapostos e drive-thrus até as 17h.
Mais informações sobre a imunização infantil estão disponíveis no Vacinômetro.