Exposição “Memórias de 22” apresenta registros da Semana de Arte Moderna
Mostra no Saguão do Teatro Municipal de Santo André pode ser visitada até 31 de março
- Data: 24/02/2022 21:02
- Alterado: 24/02/2022 21:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Angelo Baima / PSA
O período de 13 a 17 de fevereiro de 1922 foi um marco nas artes brasileiras. A Semana de Arte Moderna, promovida em São Paulo, propôs uma produção livre a partir do fim do uso dos padrões acadêmicos. Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Heitor Villa-Lobos e Di Cavalcanti são alguns nomes que participaram do evento.
Para celebrar o centenário da Semana de 22, como ficou conhecida, a Rede de Bibliotecas de Santo André apresenta a exposição ‘Memórias de 22’. São 14 painéis com trechos de obras e artigos de jornais entre os anos 1920 e 1950. Pelos registros, é possível percorrer as sensações de quem participou do evento e a repercussão que a Semana teve à época e nas décadas seguintes. A visitação pode ser feita até 31 de março no Saguão do Teatro Municipal de Santo André, com entrada gratuita.
“A proposta desta exposição é instigar o público a conhecer melhor a Semana de 22. A ideia é que, a partir destes fragmentos, as pessoas procurem saber mais e entender o significado daquele movimento que influencia a arte brasileira até os dias atuais”, explicou a encarregada da Rede de Bibliotecas de Santo André, Viviane Gomes da Rocha.
Quem quiser se aprofundar no assunto pode acessar obras e textos completos por meio de QR Codes que direcionam o visitante para o acervo da Biblioteca Digital de Santo André e para a Biblioteca Brasiliana da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, a Biblioteca Nair Lacerda disponibiliza para empréstimo uma coleção de títulos com relação ao tema.