Diadema começa vacinação de crianças contra covid-19 em escolas amanhã

Primeiras unidades escolares são municipais e vão proteger alunos do bairro Promissão e da Vila Paulina

  • Data: 23/02/2022 21:02
  • Alterado: 23/02/2022 21:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema
Diadema começa vacinação de crianças contra covid-19 em escolas amanhã

Crédito:Divulgação

Você está em:

Nesta quinta-feira (23/02), a Prefeitura de Diadema dá início à vacinação contra covid-19 de alunos de duas escolas da rede municipal: EMEB Carlos Drummond de Andrade, no bairro Promissão, e Escola Municipal de Educação Infantil Florestan Fernandes, na Vila Paulina. As duas unidades escolares foram as primeiras a agendar com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das respectivas regiões a aplicação das doses em crianças com idade entre cinco e 11 anos.

O objetivo é aumentar a cobertura vacinal nesta faixa etária, já que será possível vacinar as crianças com menos burocracia, como por exemplo, apenas com um documento de concordância dos pais ou responsáveis, que não precisarão estar presentes no momento da imunização. A ação está de acordo com as recomendações do governo do Estado de São Paulo para realização da Semana E de Vacinação Infantil Contra a Covid-19 e já vinha sendo discutida desde o final de janeiro entre as secretarias municipais de Saúde e Educação.

“Diadema fez uma escolha mais conservadora para o início das aulas municipais, estabelecendo o passaporte da vacina e também a redução do tempo escolar para que o direito à aprendizagem fosse assegurado, mas com uma volta escalonada de alunos para que não tivéssemos todos ao mesmo tempo em sala de aula. Foi assertivo e, agora, vamos iniciar o processo de vacinação dentro das escolas, que é muito importante. Nós estamos pedindo e não obrigamos, mas entendemos que está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) o direito à vacinação e, por isso, discutimos com as famílias a importância da vacinação”, ressalta a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches. A volta presencial integral das aulas será em 7 de março.

Para a coordenadora da Atenção Básica do município, Maria Luiza Malatesta, a iniciativa intersecretarial é positiva. “Em Diadema, a Educação tem se mostrado uma grande parceira da Saúde no enfrentamento da covid-19 e nesse intercâmbio com as escolas, vai ser possível identificar as crianças que ainda não foram vacinadas. Além disto, essa ação qualifica o trabalho que já vinha sendo feito no sentido de conhecer mais a fundo a população em idade escolar, não só para a questão da vacinação covid-19, mas também para desenvolver outras ações de educação em saúde, como orientações sobre a importância de deixar em dia as outras vacinas do calendário vacinal”, afirma.

Compartilhar:

  • Data: 23/02/2022 09:02
  • Alterado:23/02/2022 21:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados