Copa Diadema valoriza o futebol amador da cidade
Primeiras rodadas acontecem nos campos Vila Alice, Piraporinha, Casa Grande e Serraria
- Data: 14/02/2022 18:02
- Alterado: 14/02/2022 18:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Adriana Horwath / PMD
A bola vai rolar nos gramados de Diadema. A partir do próximo sábado (19/2) a Prefeitura realiza a Copa Diadema de Futebol 2022, reunindo 64 times da cidade. As primeiras rodadas acontecem nos campos Vila Alice, Piraporinha, Casa Grande e Serraria.
A Copa está na 31ª edição e o evento mais tradicional do esporte diademense irá até o mês de abril, quando serão conhecidos os dois finalistas. Na primeira fase o campeonato terá 16 chaves, com quatro times cada, e na segunda fase os jogos serão eliminatórios. Com o objetivo de valorizar o futebol amador, o torneio também promover a prática esportiva com acesso para todos.
Primeiras partidas
A Copa Diadema é aberta ao público e os jogos vão acontecer sempre nos finais de semana. Dia 19/2 (sábado), as partidas começarão às 13h30 e, no dia 20/2 (domingo), a partir das 9h. Em razão da pandemia, cada campo só poderá ocupar 70% das arquibancadas.
Para assistir aos jogos é necessário está de máscara e apresentar o passaporte da vacina, conforme decreto municipal 8.087/Janeiro 2022. A exigência não é só para os torcedores, mas incluem dirigentes, atletas que ficam no banco de reserva e imprensa. Outros protocolos sanitários como o uso do álcool gel e manter o distanciamento, determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), também serão obedecidos, para evitar a COVID 19.
A Copa de Futebol de Campo é realizada em parceria com a Liga de Futebol Amador de Diadema. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), entra com a infraestrutura e organização do evento, e a Liga fica responsável pela arbitragem e controle de cartões dos atletas.
Para o diretor de Esporte da SEL, José Alexandre Pena Devesa, o evento é um dos mais importantes na área esportiva da cidade. “É um campeonato aberto, gratuito, e onde todos os times de Diadema podem participar, sendo ou não filiado a uma entidade”, disse.
A secretária de Esporte e Lazer de Diadema, Luciana Avelino, também ressalta o valor da Copa e reafirma o cuidado que a SEL tem em apostar e valorizar o futebol amador local. “Faz parte das nossas ações, dentro da secretaria, incentivar a atividade física e esportiva com uma ação de política pública. Por isso, com a reestruturação que estamos realizando, esse ano, voltamos com o calendário esportivo e vamos realizar outras competições como o Torneio Futebol de Campo e o Festival Interno de Futsal, com a participação de integrantes dos programas Futebol de Campo – Bola, Educação e Cidadania e Escola de Esportes”, declarou.
As duas ações municipais são oferecidas gratuitamente à população e somente o programa Futebol de Campo – Bola, Educação e Cidadania, que acontece nos dez campos municipais de Diadema, atende mais de 3 mil alunos. São meninos e meninas, com idade entre 7 e 17 anos, que buscam na pratica do futebol uma vida saudável e também uma possibilidade de se tornarem atletas.