Educação inicia diagnóstico de aprendizado dos estudantes em Diadema
Prova Diadema começa a ser aplicada a crianças do Ensino Fundamental para identificar deficit e definir planejamento de reforço escolar
- Data: 14/02/2022 13:02
- Alterado: 17/08/2023 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Prova Diadema começa a ser aplicada a crianças do Ensino Fundamental
Crédito:Divulgação
A Secretaria de Educação de Diadema deu início nesta segunda-feira (14) à aplicação da Prova Diadema, cujo objetivo é identificar o nível de aprendizagem dos estudantes da rede municipal. Nesta primeira etapa, estudantes do Ensino Fundamental responderam aos questionamentos. O planejamento envolve todas as 12,3 mil crianças do 1º ao 5º anos matriculadas no sistema educacional da cidade.
A Prova Diadema servirá para mensurar o estágio de cada estudante para poder definir a estratégia de recomposição da aprendizagem aos que apresentarem maior grau de deficit e será aplicada a semana toda, para garantir a participação integral das crianças matriculadas. Aliados à Prova Diadema, os programas Aprender Mais e Mais Educação atuarão como ações complementares para que ninguém fique para trás na absorção do conteúdo pedagógico.
A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros impactos sociais e um dos mais graves foi justamente no ensino. Para conter a disseminação do vírus, as aulas precisaram ser a distância e a interrupção do contato diário de estudante e professor resultou em dificuldades de aprendizado. Desde o ano passado, a Secretaria de Educação de Diadema vem adotando táticas para minimizar esse problema.
“O papel do gestor da Educação vai além da intervenção em sala de aula. É preciso ter olhar completo para aquele estudante. Em Diadema, o nosso objetivo é que todos aprendam de fato. A pandemia trouxe sequelas para o mundo todo, sobretudo no processo educacional. E é nossa missão recuperar conteúdos que tenham ficado para trás”, disse a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches.
O Mais Educação é um programa que atua no contraturno escolar regular, com oferta de cursos aos estudantes das escolas de Ensino Fundamental, o que permitirá, em médio e longo prazos, um enorme ganho pedagógico aos alunos. O Aprender Mais tem o objetivo de possibilitar oportunidades para a recuperação das aprendizagens aos matriculados que tiveram alguma perda pedagógica durante a ausência das aulas presenciais. A Prova Diadema atuará como balizador das ações desses programas.
Com a volta do ano letivo, na semana passada, a Secretaria de Educação de Diadema reservou as sextas-feiras de todas as semanas para aplicação de aulas de reforço aos estudantes.