CPTM e Uber criam pontos de embarque e desembarque virtuais nas estações
Solução tecnológica foi implantada nas estações da CPTM para facilitar a integração dos passageiros que usam os serviços de transporte por aplicativos
- Data: 03/02/2022 13:02
- Alterado: 03/02/2022 13:02
- Autor: Redação
- Fonte: CPTM
Crédito:Eduardo Saraiva/A2img
A CPTM e a Uber firmaram, em 12 de janeiro de 2022, parceria para a criação de pontos de embarque e desembarque virtuais em algumas estações de trem. A iniciativa tem como objetivo favorecer a integração entre os modais trens e viagens por aplicativo, com uso das baias e recuos das vias do lado externo das estações servindo como ponto de encontro entre passageiros e motoristas, de forma a aumentar a acessibilidade e a mobilidade nas chegadas e partidas dos passageiros.
Na primeira fase do projeto, a criação dos pontos virtuais, semelhante aos existentes em locais como shoppings e aeroportos, foi realizada em 10 estações de cinco linhas da CPTM:
– Estações da Luz e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 7-Rubi;
– Estações Brás e Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa;
– Estações Guaianases e Suzano, da Linha 11-Coral;
– Estações Itaim Paulista e Jardim Romano, da Linha 12-Safira;
– Estações Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade;
A parceria também contempla as estações Osasco e Jardim Silveira, da Linha 8-Diamante; e Santo Amaro e Primavera-Interlagos, da Linha 9-Esmeralda. A proposta é ampliar os pontos virtuais para as demais estações da CPTM.
O sistema funciona de forma que, ao abrir o aplicativo da Uber em uma estação, o passageiro é direcionado pela própria plataforma para locais específicos, facilitando o encontro com o motorista parceiro para o início da viagem. Esses pontos virtuais foram instalados em locais onde já existiam baias para veículos, em locais próximos aos acessos das estações, sem prejuízo à circulação de outros veículos e transporte coletivo de ônibus.
O formato permite que outros serviços de aplicativos também possam fazer parte da ação no futuro.
Para o diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM, Eduardo Jorge da Cunha Caldas Pereira, a parceria está alinhada à estratégia de atuação da companhia, baseada em proporcionar a melhor experiência ao passageiro. “A proposta é promover a mobilidade e a integração modal garantindo facilidade, rapidez e segurança nos deslocamentos dos nossos passageiros. As parcerias com os diversos agentes que fazem transporte de passageiros individual ou coletivo ajudam a melhorar o ir e vir dos cidadãos”, reforça.
“A Uber é um complemento ao transporte público, principalmente no começo ou final dos percursos. Acreditamos que parcerias como essa, além de facilitar a vida dos usuários, contribuem com o planejamento e melhoria da mobilidade no entorno das estações”, afirma Ricardo Leite Ribeiro, diretor de políticas públicas da Uber no Brasil.