Mauá vacina no sábado (29/01) crianças com 5 anos ou mais
Público infantil pode agendar on-line a imunização contra a Covid
- Data: 27/01/2022 09:01
- Alterado: 27/01/2022 09:01
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
Agora é a vez das crianças a partir de 5 anos, sem comorbidades, tomarem a vacina contra a Covid em Mauá. No sábado (29/01), este novo grupo etário começa a receber o imunizante – os outros públicos incluídos na campanha também podem ganhar as doses.
A vacinação será das 9h às 16h nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Flórida, Parque São Vicente, Magini, São João e Zaíra 1, que estão fazendo agendamento on-line para a imunização das crianças de 5 a 11 anos.
A novidade integra projeto-piloto de informatização da saúde que transformará o modelo de prestação de serviços à população. Posteriormente será oferecida virtualmente a marcação de consultas.
Os pais ou responsáveis que quiserem programar a data e o horário de vacinação das crianças devem acessar o portal da Prefeitura de Mauá e clicar no botão ‘Agendamento – Vacinação Contra a Covid’ (https://mauaportal.sissonline.com.br/), localizado na parte superior e à direita da página principal do site.
Na sequência, o munícipe precisa inserir os dados pessoais da criança, assim como a unidade de referência. Depois, é necessário validar o número de celular após receber código por SMS ou e-mail. Para concluir o cadastro, basta criar uma senha.
Nesta fase inicial, o cadastro não é obrigatório. A criança que não tiver a imunização agendada poderá receber a dose. Lembrando que o registro no site vacinaja.sp.gov.br é fundamental para agilizar o atendimento — há necessidade do CPF da criança para que a inscrição seja efetivada.
As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Aquela que tomou uma das vacinas do calendário de rotina deverá aguardar 15 dias para receber o imunizante.
O público com comorbidades de 5 a 11 anos precisa comprovar a condição por meio de receituário, exames ou relatório médico, com a descrição do problema de saúde ou da deficiência.
É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha ‘Mauá na luta contra a fome’ no dia em que for tomar a vacina. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.
A Prefeitura de Mauá reforça o pedido às pessoas seguirem com os cuidados sanitários. Use corretamente a máscara, mantenha a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evite aglomerações.