Prefeito Paulo Serra anuncia obras do futuro Hospital Veterinário Municipal
Obras estão previstas para o segundo semestre e atenderá animais da população de baixa renda
- Data: 20/01/2022 13:01
- Alterado: 20/01/2022 13:01
- Autor: Andréa Brock
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
O prefeito de Santo André, Paulo Serra, anunciou em suas redes sociais que a cidade irá ter um Hospital Municipal Veterinário para tratar gratuitamente cães e gatos. A estrutura será construída, de acordo com o prefeito, no Parque Central e terá capacidade para fazer cirurgias e castrações, além de atendimento emergencial. O prefeito salientou que se trata de um compromisso assumido desde o primeiro dia de sua administração e que agora “irá sair do papel”.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o Hospital Veterinário Municipal contará com dois pavimentos. O piso térreo contará com uma área de 407,6 metros quadrados e o piso superior terá 302,9 metros quadrados. O equipamento contará com duas salas cirúrgicas, quatro consultórios para consultas, salas de pré e pós-cirúrgico, salas de internação e de observação. Além da recepção e espera, está previsto um solarium para cães e gatos, sala de cadastro de adoções, área administrativa, copa, laboratório. O projeto contempla ainda salas de coleta, expurgo, esterilização, banho e tosa.
A previsão é que as obras tenham início no primeiro semestre deste ano, com 12 meses de duração após a assinatura da ordem de serviço.
Castrações
Com o objetivo de combater o abandono, por meio da GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses), a Prefeitura possui o programa de castração de cães e gatos, que, segundo a assessoria de imprensa, é oferecido desde 2017 gratuitamente. Segundo informações da assessoria, o tutor deve ser morador de Santo André e o animal ter acima de quatro meses. O interessado deve comparecer à GCZ (Rua Iagarapava, 239, Valparaíso), munido de RG, CPF, comprovante de endereço atual e em nome do tutor, além da carteirinha do animal atualizada com a vacinação contra raiva (caso não tenha a vacina só comparecer com animal que é vacinado). O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. A inclusão no programa de castração municipal atende com prioridade animais de tutores inscritos em programas sociais e de acordo com a situação epidemiológica da região e situações sanitárias, conforme leis federais.
Outro aliado importante é o serviço Castramóvel, que segundo a assessoria, os trabalhos foram retomados em 2021 após a flexibilização das medidas restritivas impostas pela pandemia do novo coronavírus, mas respeitando todos os protocolos sanitários e de segurança. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, em 2021 foram realizadas 3.044 castrações no município. Desde o início do programa, em 2017, foram 14.534 animais castrados. As solicitações de serviços podem ser feitas ainda pelo 0800 019 1944 ou pelo aplicativo Colab.
Protetores
A causa animal tem sido alvo de críticas desde o início da gestão do prefeito Paulo Serra. A protetora de animais Ione da Silva Saurus Armelin, de Santo André, afirma que o Hospital Veterinário Municipal não irá resolver o problema da comunidade mais carente que tem um animal de estimação. “O certo seria fazer clínicas nas áreas mais carentes para facilitar o atendimento da população que não tem como se deslocar até o Parque Central para levar seus animais de estimação “, afirma a protetora.
Já a protetora Rozana Salles, de Santo André, afirma que as “ações prometidas pelo governo estão demorando demais para sair do papel”.
A vereadora Ana Veterinária, que já ocupou o cargo de chefe de Vigilância Sanitária e foi eleita no município tendo como uma das bandeiras a defesa da causa animal acredita que a pandemia atrapalhou muito as ações que estavam previstas para acontecerem antes. Ela afirma que a falta de informação por parte da população dos projetos em andamento contribui para que as pessoas acreditem que nada está sendo feito. “O importante é que agora foi anunciado pelo prefeito”, afirma a vereadora.