EUA ampliam ajuda militar à Ucrânia em meio a tensões com Rússia
Segundo um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA, o auxílio foi aprovado no fim de dezembro
- Data: 19/01/2022 17:01
- Alterado: 19/01/2022 17:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Divulgação
O governo dos Estados Unidos está concedendo mais US$ 200 milhões em ajuda militar para a Ucrânia, em meio a crescentes temores de que o país seja invadido pela Rússia. A iniciativa vem num momento em que o Secretário de Estado americano, Antony Blinken, visita Kiev, a capital ucraniana. Segundo um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA, o auxílio foi aprovado no fim de dezembro, como parte da estratégia de Washington de ajudar os ucranianos a se defenderem. O funcionário falou sob condição de anonimato, por não estar autorizado a comentar o assunto antes de reuniões de Blinken previstas para esta quarta-feira (19) em Kiev.
O secretário ainda pediu às nações ocidentais que permaneçam unidas diante do que ele chamou de “agressão russa implacável” contra a Ucrânia. Além disso, ele garantiu ao líder ucraniano seu apoio.
“Nossa força depende de preservar nossa unidade e isso inclui a unidade dentro da Ucrânia”, disse Blinken a Zelenskyy. “Acho que um dos objetivos de longa data de Moscou tem sido tentar semear divisões entre e dentro de nossos países e, simplesmente, não podemos e não vamos deixá-los fazer isso”.