Mauá inicia imunização do público infantil de 5 a 11 anos
Crianças com comorbidades, deficiência e autistas estão sendo vacinadas em escolas
- Data: 17/01/2022 20:01
- Alterado: 17/01/2022 20:01
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Mauá
Crédito:Edu Guimarães / PMM
A operadora de telemarketing Claudia Luchetta Baião, 44 anos, não escondeu o sorriso ao ver a filha Lorena de Cássia, de 8, sendo vacinada contra a Covid. “Estou saindo daqui aliviada e feliz. Isso é uma vitória”, comentou, após a menina receber a dose na Escola Municipal José Tomaz Neto, no bairro Matriz, em Mauá.
Lorena foi uma das crianças que tomaram a dose pediátrica da Pfizer nesta segunda-feira (17/01), início da aplicação das doses em Mauá ao público de 5 a 11 anos com comorbidades (https://tinyurl.com/lista-comorbidades) e deficiência — criancas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) também foram incluídas na vacinação na cidade.
A imunização infantil ocorrerá de segunda a sexta, das 9h às 16h, em cinco escolas municipais: Lysiane Pereira Galvão (Magini), José Tomaz Neto (Matriz), Lucinda Petigossi Castabelli (Zaíra), Chico Mendes (Flórida) e Galdino de Jesus dos Santos (Canadá). A medida evita a circulação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em meio ao aumento de casos de Covid e de Influenza.
O casal Keli e Rafael Mattos, de 47 e 38 anos, respectivamente, levou Thales, de 7, para ser imunizado. “É a chance de ele começar o ano letivo com a primeira dose no braço”, comemorou a mãe do garoto.
A criança que tomou uma das vacinas do calendário de rotina deverá aguardar 15 dias para receber o imunizante contra a Covid.
Para agilizar o atendimento, pais ou responsáveis devem realizar o cadastro das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br. É preciso clicar no botão ‘Crianças até 11 anos’ e preencher os dados.
É fundamental apresentar a carteira de vacinação, receituário, exames ou relatório médico, com até um ano de validade, com a descrição da comorbidade ou deficiência.