Diadema apresenta O Canto Negro – Afro-Contação
Biblioteca do Inamar recebe evento do grupo Cia. Cantando Conto que valoriza a cultura afro; Contação de histórias acontece hoje às 15h00; livre e gratuito
- Data: 14/11/2014 08:11
- Alterado: 14/11/2014 08:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:
A Cia. Cantando Conto realiza hoje (14/11), na Biblioteca do Jardim Inamar evento que ressalta os valores da cultura negra. A partir das 15h os artistas Ana Moreira e Odé Amorim vão realizar a apresentação o “O Canto Negro – Afro-Contação“, evento selecionado pelo PROAC de Estímulo à Leitura em Bibliotecas Municipais do Governo do Estado.
Serão duas horas de apresentação e a entrada é aberta ao público de todas as idades. Haverá contação de histórias para as crianças, tiradas da oralidade afro, narrativas poéticas e de provérbios. Também serão realizadas encenações diversas utilizando músicas, jogos e leituras. Além de histórias, será feita uma degustação de comidas que fazem parte do cotidiano dos brasileiros de origem afro descendentes.
A performance conta ainda com a participação da arte-educadora Maria Dias, que irá interagir com presentes, estimulando reflexões sobre o racismo, o preconceito e herança cultural. Maria realiza a oficina de bonecas Abayomis que além da experiência de confeccionar o brinquedo trabalha aspectos da estética criativa e lúdica.
CIA. CANTANDO CONTO
Somos um grupo de atores e músicos que realiza espetáculos, sessões de contação de histórias, shows musicais, oficinas, projetos culturais e pedagógicos que envolvem as artes cênicas, a música e as artes plásticas. Nossa pesquisa tem como base os possíveis encontros entre o teatro narrativo e a música.Os espetáculos acontecem a partir de uma interação com o público, o qual participa ativamente do processo de criação do jogo cênico, sendo convidado a realizar atividades de percussão corporal e brincadeiras cantadas apreendidas na hora para composição da atmosfera cênica e audição dos contos.
Os autores escolhidos como inspiração para criação do repertório do grupo: Hans Cristian Andersen,Luís da Câmara Cascudo, Ricardo Azevedo, Tatiana Belinky, Daniel Munduruku e Kaká Wera Jacupê buscaram inspiração na tradição cultural de seus respectivos países para escrever/transcrever seus contos e causos. Durante as sessões os artistas buscam criar uma ponte entre a literatura escrita e a tradição oral utilizando a música e as brincadeiras cantadas como fio condutor das ações cênicas. Para nós, cantar e contar histórias, constitui uma oportunidade de promover encontros entre as pessoas, momentos de pausa e escuta necessários para que possamos construir um olhar mais sensível sobre a realidade que nos cerca.
SERVIÇO:
Biblioteca Inamar – Av. Antonio Sylvio Cunha Bueno, 1322, Jardim Inamar.
Telefone: 4053-6457.