Farmácia-Escola: 10 anos de serviços à Comunidade
Nesta quinta-feira, dia 28, a Farmácia-Escola da USCS (FarmaUSCS) completa o seu 10° ano de atividade.
- Data: 27/11/2013 11:11
- Alterado: 27/11/2013 11:11
- Autor: Ana Paula Lazari
- Fonte: USCS
Crédito:
9.600.000 cápsulas manipuladas e entregues de forma gratuita à população, em mais de 240.000 atendimentos. 300 estagiários, supervisionados por profissionais, dedicando-se ao preparo e entrega desses medicamentos. São alguns dos números que representam os 10 anos de atividades da Farmácia Escola da USCS, a FarmaUSCS.
Trata-se de um projeto de extensão da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, que objetiva oferecer estágio aos alunos do curso de Farmácia, supervisionado por Docentes e Farmacêuticos, proporcionando integração entre a teoria e a prática em situações reais de trabalho. Além disso, em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, a Farmácia disponibiliza os medicamentos manipulados, gratuitamente, à população do Município, mediante receituário médico.
Além do contato do estudante, desde a chegada da matéria prima até o final da produção do medicamento, o aluno participa também da entrega deste produto. Nesta etapa, o estudante orienta o paciente sobre o uso racional do medicamento que está recebendo, tal como os horários que devem ser seguidos, os cuidados com a automedicação, as atitudes a serem tomadas em caso de aparecimento de reações adversas etc.
Completando 10 anos de funcionamento, a FarmaUSCS pode ser considerada um centro de referência em manipulação de medicamentos. Também é um grande diferencial do Curso de Farmácia da USCS, resgatando o valor da profissão, oferecendo treinamento constante e qualificado e formando profissionais capacitados para o mercado de trabalho, com senso crítico e postura ética.
Confira abaixo alguns números atingidos pela FarmaUSCS nos últimos 10 anos:
– 9.600.000 cápsulas manipuladas;
– 240.000 atendimentos;
– 300 estagiários de Farmácia;
– 45 Trabalhos de Conclusão de Curso;
– 6 Projetos de Iniciação Científica;
– 1 Dissertação de Mestrado.