99: pesquisa revela quais comportamentos aborrecem motoristas e passageiros
Pesquisa foi feita com usuários cadastrados na 99, em todo o país; Diferença entre o que é aceitável para motoristas e o que eles já vivenciaram com passageiros chega a 851%
- Data: 15/12/2020 10:12
- Alterado: 15/12/2020 10:12
- Autor: Redação
- Fonte: 99
Crédito:
Uma pesquisa realizada pelo aplicativo de mobilidade 99 mostra os comportamentos que aborrecem passageiros e motoristas nas corridas, e a diferença entre o que é aceitável e o que acontece no dia a dia. De acordo com a empresa, o objetivo é entender o que gera discussões e episódios de desrespeito nas corridas, que correspondem a 59% das ocorrências de segurança da plataforma.
Entre os motoristas, por exemplo, apenas 8% acham aceitável que passageiras e passageiros entrem no carro sujos ou molhados, mas mais da metade deles já passou por essa situação. Ou seja, a diferença entre o que motoristas consideram aceitável e o que a outra parte faz é de 664% nesse caso.
O contraste entre o que é aceitável para motoristas e o que já foi vivenciado chega a 851% no caso do não recebimento do pagamento. Mais de 60% dizem já ter vivido, mas apenas 7% consideram aceitável em alguma situação.
Entre passageiras e passageiros, o levantamento mostra que o desrespeito às regras de trânsito é o que mais incomoda. Entre 40% e 50% deles dizem que já vivenciaram motoristas falando ao celular ou dirigindo em alta velocidade, enquanto só 17% e 7% dos condutores admitem ter tido esses comportamentos, respectivamente.
Outros pontos de atrito são a escolha de caminhos mais longos e pedidos de motoristas por notas positivas, por exemplo.
A pesquisa foi realizada no mês de novembro, com 50% de motoristas e passageiros homens e 50% de passageiras e motoristas mulheres. Foram coletadas 1.821 respostas.
Guia da Comunidade 99
Para esclarecer sobre quais comportamentos são esperados ou proibidos, o aplicativo lançou o Guia da Comunidade 99 . O documento tem como objetivo promover respeito a mais de 20 milhões de passageiras, passageiros e motoristas do app. O material foi produzido em parceria com o Instituto Ethos, referência na atuação em responsabilidade social empresarial no país.
Segundo a companhia, a meta é criar um círculo virtuoso de gentileza para uma plataforma e sociedade melhores — diminuindo assim casos de desrespeito durante corridas.
O Guia da Comunidade 99 está disponível online em 99app.com/guiadacomunidade, será divulgado para toda a base do app e deverá ser aceito por quem utiliza o serviço. Além disso, vai contar com uma plataforma de treinamento para usuárias e usuários, além de campanhas de conscientização.
O documento foi construído com a participação das próprias passageiras, passageiros e motoristas, incluindo pessoas em várias regiões do país de diferentes gêneros, raças e orientações sexuais. Também colaboraram especialistas como psicólogos, sociólogos e antropólogos, além de autoridades no combate à discriminação de mulheres, negros e LGBTI+, entre outros.
“Com linguagem simples e muito clara, o Guia é resultado de um ano de trabalho e foi desenvolvido colaborativamente através de 18 conversas com grupos focais contando ao todo com 29 passageiras, passageiros e motoristas de todo o Brasil, incluindo mulheres, pessoas negras e LGBTI+”, explica diz Pâmela Vaiano, diretora de Comunicação da 99.