35 anos: Itaú Cultural lança novo site e premia personalidades relevantes na cultura

A organização estreia novo layout de seu portal, que facilita a navegação, a busca e a interação dos usuários com conteúdos e programações

  • Data: 18/08/2022 11:08
  • Alterado: 18/08/2022 11:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
35 anos: Itaú Cultural lança novo site e premia personalidades relevantes na cultura

Crédito:Reprodução

Você está em:

Neste ano que marca seus 35 anos de fundação, o Itaú Cultural segue com uma série de ações voltadas à continuidade da pesquisa, à preservação, ao ensino, à produção e à difusão no campo das artes e da cultura brasileiras. No dia 19 de agosto, a organização lança o novo layout de seu site e se prepara para realizar em novembro o Prêmio Milú Villela. Em sua sede, segue buscando ampliar espaços para atividades abertas ao público e, recentemente, estreou dois novos estúdios para a produção de sua programação audiovisual. 

Navegando

A fim de facilitar o acesso aos seus conteúdos digitais, o Itaú Cultural www.itaucultural.org.br lança nesta sexta-feira, dia 19, um layout mais intuitivo. Assim, fortifica o cruzamento das informações de forma abrangente e dinâmica dentro da plataforma e disponibiliza ajustes de acessibilidade para celular e desktop.

Os buscadores do site ficam mais precisos e detalhados, com filtros por data, classificação indicativa, acessibilidade e modalidade, a exemplo da seção Hoje no IC e também da Agenda. A reserva de ingressos continua a ser feita on-line, com as matérias sobre cada evento da programação redirecionando diretamente para os links correspondentes.

Os conteúdos estão distribuídos em sete abas principais. A primeira delas, Revista IC, composta de Entrevistas, Notícias, Opinião, Podcasts, Publicações e Playlists, além das colunas escritas por convidados de diversos segmentos culturais, como Andreza Delgado, sócia-fundadora da Perifacon, e a jornalista Luíza Pécora. Até hoje, já foram publicadas 18 colunas, que seguem disponíveis para acesso. 

Em Mostras e exposições, o público pode saber mais sobre o museu permanente Espaço Olavo Setubal e também sobre Exposições e Ocupações. Na aba Observatório, por sua vez, podem ser acessadas as produções deste núcleo do Itaú Cultural, a exemplo do Painel de dados e da Revista Observatório. Ao lado dessa aba, estão as categorias IC play, Escola IC, Enciclopédia e +Programas do IC, composta pela plataforma Ancestralidades e pelos programas Arte e acesso, Mekukradjá e Rumos, produzidos pela equipe da organização.

Feito em casa

Seguindo com a produção de conteúdos, o Itaú Cultural construiu dois estúdios multimídias em sua sede na Avenida Paulista, equipado para gravações de áudio, vídeo e transmissões ao vivo.  Neles, a instituição passa a criar produtos audiovisuais próprios, bem como de instituições parceiras. Os formatos de gravação que os espaços oferecem vão de pocket shows a performances, depoimentos e material transcrito para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Prêmio Milú Villela

Em novembro, o Itaú Cultural retoma sua premiação que homenageia personalidades relevantes na vida artística e cultural do país. Anteriormente Prêmio Itaú Cultural 30 anos, nesta edição a celebração leva o nome de Milú Villela, que atuou como presidente da instituição até 2019.

Em sua primeira edição, em 2017, o evento condecorou nomes como Ana Mae Barbosa, Mestre Meia Noite, Véio, Hermeto Pascoal, Davi Kopenawa e Sueli Carneiro. Os depoimentos dos homenageados podem ser conferidos na Itaú Cultural Play www.itauculturalplay.com.br. Desta vez, 10 pessoas serão premiadas com R$ 150 mil cada uma. Elas também serão celebradas com um minidocumentário sobre sua trajetória, que também ficará, posteriormente, acessível na plataforma de streaming da instituição.

Os homenageados foram escolhidos por uma comissão de seleção, formada por Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, ao lado de gestores da organização e outros seis profissionais do campo das artes: a dramaturga Dione Carlos, o cineasta Joel Zito Araújo, o curador Moacir dos Anjos, o escritor Daniel Munduruku, a coreógrafa e diretora da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, e a cantora Zélia Duncan. 

Marcado para novembro, o evento de premiação terá Luiz Fernando Lubi como diretor artístico.

SERVIÇO:

Itaú Cultural – 35 Anos

Lançamento no site do IC

Dia 19 de agosto

Compartilhar:

  • Data: 18/08/2022 11:08
  • Alterado:18/08/2022 11:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados