12º Rally Barretos: o novo capítulo de um clássico
Desde 2007, a prova reúne destaques nacionais e internacionais nas duas e quatro rodas. O que sempre garantiu alto nível técnico, ajudando a consolidar a tradição do evento
- Data: 29/09/2022 15:09
- Alterado: 29/09/2022 15:09
- Autor: Redação
- Fonte: Rally Barretos
Crédito:Haroldo Nogueira / SHEZ
A cidade da mais famosa Festa do Peão de Boiadeiro do país é também a terra do rally. A 12ª edição do Rally Barretos (07 a 09 de outubro) dá continuidade a uma história iniciada em 2007, quando as máquinas aceleraram pela primeira vez pelos caminhos de terra da região.
Rapidamente, o evento se tornou tradicional e, a cada edição, aguardado com ansiedade por pilotos e navegadores. Os percursos escolhidos desde então merecem elogios por desafiar os competidores e seus equipamentos, no verdadeiro espírito da modalidade.
E feras das duas e quatro rodas não faltaram ao longo desse período, garantindo nível técnico elevado e abrilhantando as disputas do Rally Barretos. Na galeria de campeões estão nomes como Reinaldo Varela, tricampeão mundial de rally cross-country e vencedor do Dakar; Zé Hélio Rodrigues, pentacampeão do Sertões, Maurício Neves, multicampeão brasileiro de rally de velocidade e dono de um título do Sertões. O paranaense Neves, aliás, entrou para a história como primeiro a vencer em Barretos. Outro que viveu essa emoção foi Lucas Moraes, também nos carros.
Ainda, destaque-se a participação da lenda entre as motos, o piloto Juca Bala, e o arrojado Robert Nahas. Nos carros, os consagrados irmãos Baumgart (Marcos e Christian), Guilherme Spinelli e Marcos Moraes, entre tantos outros nomes que viveram as emoções do Rally Barretos.
Além disso, a prova contou com presença internacionais. Casos dos bolivianos Rodrigo Gutierrez Fleng e Fabricio Alejandro Roca (UTV); do francês Jeremy Dubois (quadriciclo) e do português Nuno Fojo. Hoje radicado no Brasil, ele foi o primeiro campeão nos UTVs, em 2012. Aquela, aliás, foi a primeira prova oficial para este tipo de veículo no Brasil, plantando uma semente que se transformou em grids cheios e na formação de pilotos de destaque mundial.
Fojo estará em ação este ano, a bordo de um dos Polaris RZR Pro XP que têm brigado pelo título brasileiro de Rally Baja. O mesmo acontece com Varela (Can-Am) que, aos 63 anos, segue veloz e competitivo fazendo uso de toda a sua experiência para dar trabalho aos mais novos.
“É muito bom saber que colocamos Barretos no mapa dos ralis e consolidamos o evento no calendário brasileiro. A cidade sempre nos recebeu de braços abertos e conseguimos oferecer aos participantes uma prova que exaltasse seu talento. Olhar para trás e constatar que praticamente todos os grandes pilotos de rali marcaram presença é uma grata satisfação, motivo de orgulho que justifica todo nosso esforço”, destaca o diretor da Rallymakers, Fernando Bentivoglio.