Sesc São Caetano apresenta Fazendo e Brincando o Carnaval
Durante o fim de semana dos dias 1 e 2 de março, a unidade do Sesc São Caetano oferecerá aos foliões diversas opções para divertir-se de forma alternativa. A programação tem como foco o carnaval tradicional, convidando o público para reviver ou conhecer antigas formas de manifestações populares. As atividades propõem aos participantes abandonarem a […]
- Data: 18/02/2014 15:02
- Alterado: 18/02/2014 15:02
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc São Caetano
Crédito:
Durante o fim de semana dos dias 1 e 2 de março, a unidade do Sesc São Caetano oferecerá aos foliões diversas opções para divertir-se de forma alternativa. A programação tem como foco o carnaval tradicional, convidando o público para reviver ou conhecer antigas formas de manifestações populares. As atividades propõem aos participantes abandonarem a condição de plateia para assumir, de forma lúdica, uma postura participativa no carnaval.
Aulas abertas de samba no pé e de danças brasileiras – frevo, ciranda, côco e jongo – permitirão a vivência de ritmos populares, incentivando a prática de atividade física associada ao aprendizado cultural. Em uma intervenção musicada, o show Brincando com o carnaval pretende apresentar a história do carnaval desde sua origem até a atualidade por meio das marchinhas e dos clássicos personagens carnavalescos Colombina e Pierrô.
A partir de oficinas de construção de instrumentos percussivos, máscaras e objetos cênicos, busca-se tirar o público da posição de espectador e trazê-lo para o espaço do fazer, estimulando a produção artesanal em grupo e a criatividade. As atividades inovam ao optar por materiais reaproveitáveis na confecção dos objetos e baseiam-se em didáticas lúdicas para o ensino das técnicas de produção.
Encerrando o fim de semana, um cortejo musical passará pelos arredores da unidade do Sesc São Caetano, resgatando a prática histórica e cultural brasileira de manifestar-se coletivamente em espaços públicos e levando para as ruas a diversidade das festas e o imaginário de povos de diferentes estados do Brasil.
Dia 1
Aula aberta
Samba no pé
Às 11h
Considerado estilo representativo da dança brasileira, o samba no pé apresenta movimentos suaves de braços, quadris fortes e marcados e movimentação rápida dos pés. Este gênero não exige a composição de um par para ser dançado e pode-se utilizá-lo em outras formas de samba, como no pagode e na gafieira. Com a Cia. Brasileira de Dança de Salão.
Livre. Grátis.
Oficina para crianças
Zabumbando os carnavais: oficinas de construção de instrumentos percussivos e ciranda
Às 14h30
Aula expositiva sobre um instrumento percussivo, apresentação do material necessário para produzi-lo e sua confecção. Após a produção, o oficineiro Afonsinho Menino ensinará aos participantes como extrair sons do instrumento construído, formando uma ciranda rítmica percussiva. Com o Ylu Brazil – Afonsinho Menino.
Livre. Grátis. Vagas limitadas.
Oficina para idosos
Confecção de máscaras carnavalescas
Às 14h30
Diversas técnicas de confeccionar máscaras de carnaval a partir de materiais reaproveitáveis, De forma lúdica, a atividade pretende despertar o interesse dos participantes pelas artes visuais e conscientizá-los sobre a conservação do meio ambiente.
Livre. Grátis. Vagas limitadas.
Show
Brincando com o carnaval
Às 15h30
Colombina e Pierrô voltarão para contar a história dos carnavais brasileiros desde sua origem, no século XVII, até o seu crescimento ao longo do século XX, tornando-se uma grande festa popular. Por meio de jogos cênicos, os artistas abordarão o surgimento dos primeiros blocos carnavalescos, dos cordões e dos corsos, chegando até a atualidade com os carros alegóricos das escolas de samba. Em uma intervenção recheada de marchinhas carnavalescas, os personagens e a banda Charanga levarão ao público o verdadeiro significado de brincar o carnaval. Com a Cia Burucutu.
Livre. Grátis.
Dia 2
Aula aberta
Danças brasileiras
Às 11h
Vivência de danças nacionais populares. Os participantes terão contato com a ciranda e o frevo, estilos tradicionais do Nordeste e presentes nos carnavais populares da região. Além destes ritmos, o público conhecerá o côco e o jongo – avô do samba –, conhecidos como danças de umbigadas. Com a Cia Brasileira de Dança de Salão.
Livre. Grátis.
Oficina para crianças
Zabumbando os carnavais: oficinas de construção de instrumentos percussivos e ciranda
Às 14h30
Aula expositiva sobre um instrumento percussivo, apresentação do material necessário para produzi-lo e sua confecção. Após a produção, o oficineiro Afonsinho Menino ensinará a extrair sons do instrumento construído. O público ainda aprenderá marchinha e frevo por meio de uma vivência percussiva com animação de alegorias, como boizinho, cobra grande e cabeçuda. Com o Ylu Brazil – Afonsinho Menino.
Livre. Grátis. Vagas limitadas.
Oficina para crianças
Confecção de objetos cênicos
Às 14h30
Propõe a confecção de objetos inspirados na cultura popular que funcionem como extensão do corpo durante a dança. Instrumentos percussivos simples também serão produzidos para intervenções sonoras. A oficina utilizará materiais recicláveis e de fácil manipulação, como papéis, tecidos, potes, bambolês etc. Objetos a serem confeccionados: chocalhos, arcos utilizados no Cavalo Marinho e balangandões. Com o Grupo Babado de Chita.
Livre. Grátis. Vagas limitadas.
Acima de 7 anos
Show
Cortejando
Às 15h30
Cortejo musical inspirado em manifestações populares do sudeste e do nordeste brasileiros. Ritmos como caboclinho (Pernambuco), congada (São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais), côco (Pernambuco, Paraíba e Alagoas), cacuriá (Maranhão) e ciranda (Pernambuco e Paraíba) conduzem o cortejo pelos arredores do Sesc São Caetano, levando ao público a sonoridade e a corporalidade destas danças. Benedito Fumaça, um palhaço de cara preta – inspirado em figuras como o Cavalo-marinho e a Folia de Reis – fará o elo entre o público e os artistas, animando a brincadeira. Com o grupo Babado de Chita.
Livre. Grátis.
SERVIÇO:
Dia 1 de março, sábado
11h: aula aberta Samba no pé
14h30: oficina para crianças Zabumbando os carnavais / oficina para idosos Confecção de máscaras carnavalescas
15h30: show Brincando com o carnaval
Dia 2 de março, domingo
11h: aula aberta Danças brasileiras
14h30: oficina para crianças Zabumbando os carnavais/ oficina para crianças Confecção de objetos cênicos
15h30: show Cortejando
Classificação indicativa: livre
Ingressos: gratuito
Local: Sesc São Caetano – Rua Piauí, 554 – SCS
Telefone para informações: (11) 4223-8800