São Caetano promove megaoperação de combate à dengue

Neste sábado, dia da mobilização nacional contra a dengue, a partir das 8h, São Caetano promoverá uma megaoperação no Bairro Fundação

  • Data: 12/02/2016 16:02
  • Alterado: 12/02/2016 16:02
  • Autor: Fernando Aragão
  • Fonte: PMSCS
São Caetano promove megaoperação de combate à dengue

Crédito:Eric Romero/PMSCS

Você está em:

O Bairro registrou em janeiro deste ano dois casos autóctones confirmados (contraídos dentro do município) e outros 17 suspeitos.

Cerca de 100 pessoas estarão envolvidas no combate ao Aedes, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, em vistorias e conscientização em todos os 4.151 imóveis (casas, prédios e comércios). No terreno da antiga Indústrias Matarazzo, estará concentrada a parte mais complexa do trabalho: nebulização, retirada de lixo e entulho, remoção dos criadouros, desentupimentos de calhas e, se necessário, podas de matos e de árvores. O ponto de encontro será na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, localizada ao lado da Paróquia São Caetano (matriz velha). O Centro de Especialidades Médicas servirá como base de apoio.

Equipes formadas por moradores, funcionários das secretarias municipais da Prefeitura, agentes de controle de zoonoses, de endemias e comunitários de saúde, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e Corpo de Bombeiros estarão distribuídas em grupos nos 48 quarteirões. O bairro é habitado por aproximadamente sete mil munícipes.

Sobre o terreno da antiga Indústrias Matarazzo, por estar contaminado, os profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, da Defesa Civil, da GCM e do Comitê Municipal de Mobilização e Prevenção no Combate à Dengue estarão trabalhando durante todo o dia com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em um trator pá carregadeira e quatro caminhões.

O diretor do Centro Integrado de Vigilância à Saúde (Civisa), Caio Williams Castro Júnior, explicou os procedimentos no Bairro Fundação até o momento. “Quando foram confirmados os casos de dengue, fizemos o bloqueio e nebulização ao redor de nove quarteirões dos ocorridos para evitar uma possível proliferação. Numa segunda oportunidade, o Programa Saúde da Família (PSF) atuou com os agentes. E, agora, estamos voltando para uma ação mais enérgica no bairro inteiro. Contamos com o apoio da população.”

 “As equipes trabalharão coordenadas e farão a varredura completa, terminando sentido Carrefour e Leroy Merlin. Estamos operando via Decreto nº 10.934/2015, assinado pelo prefeito Paulo Pinheiro, que criou diversos dispositivos que integram o Programa Sanca Contra a Dengue”, completou.

Lançada em 22 de dezembro de 2015, a Patrulha Contra a Dengue também estará com dois carros na megaoperação. Em 20 de fevereiro, São Caetano realizará grande Mutirão Contra a Dengue em todos os 15 bairros da cidade.

PROGRAMA SANCA CONTRA A DENGUE
Nenhum óbito e nenhum caso de zika vírus

DADOS SOBRE A DENGUE EM SÃO CAETANO DO SUL
Em 2016, três casos autóctones confirmados (63 suspeitos)
Em 2015, 682 casos confirmados (342 importados e 340 autóctones)
Em 2014, 65 casos confirmados (43 importados e 22 autóctones)
DADOS SOBRE A CHIKUNGUNYA EM SÃO CAETANO DO SUL
Em 2015, três casos importados confirmados

BALANÇO DA PATRULHA CONTRA A DENGUE
Até 11 de fevereiro de 2016, 510 denúncias recebidas (90% por telefone)
361 vistorias dos agentes de controle de zoonoses
DENÚNCIAS – TOP 5
1) Casas para venda ou para alugar
2) Jardins e terrenos abandonados
3) Vasos de plantas
4) Lajes e calhas
5) Piscinas

Compartilhar:

  • Data: 12/02/2016 04:02
  • Alterado:12/02/2016 16:02
  • Autor: Fernando Aragão
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados