Ribeirão Pires recebe prêmio por qualidade no combate à tuberculose

O Programa Municipal Tuberculose de Ribeirão Pires recebeu na última semana o prêmio “Qualidade nas ações de controle da Tuberculose em 2012”. O prêmio é reconhecimento do trabalho realizado no município, que alcançou a cura de mais de 85% dos casos de tuberculose – neste ano foram 36 casos diagnosticados. Este é o quarto ano […]

  • Data: 04/10/2012 19:10
  • Alterado: 04/10/2012 19:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP
Ribeirão Pires recebe prêmio por qualidade no combate à tuberculose

Produtores rurais de Conchal (SP) foram primeiros a receber financiamento para aquisição de implemento agrícola

Crédito:

Você está em:

O Programa Municipal Tuberculose de Ribeirão Pires recebeu na última semana o prêmio “Qualidade nas ações de controle da Tuberculose em 2012”. O prêmio é reconhecimento do trabalho realizado no município, que alcançou a cura de mais de 85% dos casos de tuberculose – neste ano foram 36 casos diagnosticados.

Este é o quarto ano que a cidade garante o prêmio, que reconhece a organização e eficiência nas ações de prevenção e tratamento da tuberculose. O intuito do Programa Municipal de Tuberculose é diagnosticar a doença o mais rápido possível, para uma melhor prevenção.

De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal Tuberculose, Nanci Garrido Butin, tosse com ou sem catarro, falta de apetite, perda de peso, cansaço e dor no peito são sintomas da doença. Nesse caso, a coordenação do Programa recomenda encaminhamento à Unidade Básica de Saúde mais próxima.

A transmissão acontece de forma direta. Ao espirrar ou tossir, o doente expele as bactérias nas pequenas gotas de saliva, que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminando-a.

“A vacina BCG, obrigatória para menores de 01 ano, protege crianças e adultos jovens apenas contra as formas mais graves da doença. Sol e a ventilação de ambientes também evitam a disseminação da bactéria. Vale lembrar que a doença tem cura, com um tratamento de seis meses que não pode ser interrompido”, explicou Nanci.

Mais informações podem ser obtidas no Ambulatório de Infectologia da cidade, localizado à Avenida Francisco Monteiro, 205 – Centro. Telefone: 4828-4441 e 0800-7731661.

Compartilhar:

  • Data: 04/10/2012 07:10
  • Alterado:04/10/2012 19:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados