Grande ABC deve movimentar R$ 307 milhões no Natal

Pesquisa de Intenção de Compra - Natal 2012 do Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista foi divulgada nesta terça-feira (04)

  • Data: 04/12/2012 16:12
  • Alterado: 04/12/2012 16:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Metodista
Grande ABC deve movimentar R$ 307 milhões no Natal

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Os gastos com presentes para o Natal, que acontece no próximo dia
25 deverá movimentar aproximadamente R$ 307 milhões na região do Grande ABC. Esta
é uma das conclusões da Pesquisa de Intenção de Compra – Dia das Crianças 2012,
realizada pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia
da Universidade Metodista de São Paulo.

Isso significa um aumento de R$ 7 milhões em relação ao ano
passado, quando a pesquisa apontou uma expectativa de movimentação de R$ 300
milhões. Isso significa uma expansão nominal de 3%. De acordo com os dados
levantados na pesquisa, o valor médio a ser gasto por presente é de R$ 158, 7%
a mais do que em 2011. Já o valor total que os consumidores pretendem gastar
com presentes neste Natal é de R$ 460, contra R$ 500 em 2011.

Cerca de 45% dos entrevistados revelaram ter renda familiar entre 3
e 10 salários mínimos (entre R$ 1.866 e R$
6.220). A disponibilidade de renda familiar mostrou ser um importante
determinante das escolhas dos consumidores, influenciando as decisões
referentes ao tipo de comércio, o preço, até a disposição em gastar.

Os principais presentes deverão ser vestuário, calçados e
acessórios (34,4%), perfumes e cosméticos (18,9%) e brinquedos (11,2%).
Entretanto, 14,5% dos entrevistados ainda não definiram o (s) presente (s) que
irão comprar.

O principal meio de pagamento utilizado nas compras deverá ser o
dinheiro (43,2%), seguido pelo cartão de crédito (33,7%) e de débito (15,5%),
sendo que aqueles que usarão o cartão de crédito apresentaram maior disposição
em gastar (R$ 659, contra R$ 341 dos que usarão dinheiro).

Em relação à mobilidade, 27% dos consumidores tende a realizar as
compras em um município diferente do que reside. Os principais estabelecimentos
apontados foram os shoppings (40,3%) e o comércio formal do centro das cidades
(34,6%). São Bernardo do Campo lidera como local preferido das compras, com
28,9%.

Os consumidores que revelaram ter preferência por comprar no
shopping também apresentam maior disposição em gastar (R$ 667),
comparativamente aos que declararam planejar efetivar a compra no comércio do
centro das cidades (R$ 310).

Metodologia e Amostra

Para possibilitar o aprofundamento do conhecimento sobre o
comportamento do mercado consumidor da região para o Natal, foi aplicado um
questionário com mais de 34 questões, no qual procurou-se identificar:

• Perfil dos
consumidores

• Identificação das
pessoas a serem presenteadas

• Determinantes da
decisão de consumo

A coleta das informações foi realizada nos sete municípios que
compõe o Grande ABC. A distribuição da mesma foi realizada de forma
proporcional à população de cada um dos municípios.

Os locais de aplicação do questionário concentram-se nos
principais shoppings de cada município e nas principias áreas de comércio no
centro das respectivas cidades.

A aplicação dos questionários foi realizada por uma equipe de funcionários
das Associações Comerciais. Cada uma delas responsabilizou-se de realizar a
aplicação da pesquisa no município em que atua diretamente.

O questionário é composto por perguntas diretas e objetivas, de
múltipla escolha em sua maior parte. A metodologia da construção das questões
buscou torná-las o mais transparente possível, com a finalidade de deixar o
entrevistado à vontade e de garantir eficácia na aplicação dos mesmos.

A amostra pesquisada foi determinada por critérios estatísticos,
com o objetivo de garantir a maior fidedignidade possível. A partir das
técnicas apresentadas por Guerra e Donaire (1990) *, para uma população de 2,5
milhões de pessoas, a amostra foi determinada para que se obtivesse um grau de
confiança de 95%, com margem de erro de 4,5%. Para conseguir estas
características, a amostra mínima necessária é de 416 entrevistas.

Ao todo foram realizadas mais de 500 entrevistas. Após a análise
da base dados, o processo de validação efetivou 418 entrevistas, que passaram a
compor a amostra efetiva do estudo. A distribuição destas entre os municípios
se mostrou aproximada à distribuição da população residente.

Cabe ressaltar que este total de entrevistas consideradas
refere-se apenas aos entrevistados que disseram ter intenção de presentear
alguém no Natal.

A pesquisa foi aplicada entre os dias 12 e 26 de novembro de 2012.
Este intervalo foi escolhido para que houvesse tempo suficiente para a
tabulação e análise dos dados, bem como para a divulgação dos mesmos com alguma
antecedência em relação ao Natal.

Quero
Acessar o Estudo Completo

* GUERRA, M.J & DONAIRE, D. Estatística Indutiva:
teoria e aplicação. 4 ed. São Paulo: Livraria Ciência e Tecnologia Editora,
1990.

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Crédito:Divulgação
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  • Data: 04/12/2012 04:12
  • Alterado:04/12/2012 16:12
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