Voluntários contribuem para conservação da Mata Atlântica, na Reserva Natural Salto Morato
Em atividade desde 1996, Programa de Voluntariado da Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba (PR), já contou com mais de 280 participantes; unidade de conservação é mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
- Data: 27/08/2024 13:08
- Alterado: 27/08/2024 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação Grupo Boticário
A Reserva Natural Salto Morato, criada e mantida pela Fundação Grupo Boticário, em Guaraqueçaba (PR), está localizada em uma área reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade
Crédito: José Paiva
Cerca de 7,3 milhões de brasileiros já participaram de atividades voluntárias (3,4% da população), sendo que 86,4% das ações foram promovidas por empresas ou instituições. Os dados são de 2022, do PNAD do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante de tantos desafios ambientais, sociais e educacionais, o trabalho voluntário é um caminho altruísta eficaz para que mudanças positivas ocorram em benefício do planeta e da sociedade. Ações relacionadas com a conservação do meio ambiente e com educação ocupam a segunda colocação entre as preferências de 44% dos voluntários, atrás apenas de atividades voltadas a pessoas em situação de rua (65%), conforme levantamento do Datafolha de 2021, encomendado pelo Itaú Social.
Entre as ações ambientais de voluntariado está o programa instituído em 1996 na Reserva Natural Salto Morato, localizada em Guaraqueçaba (PR). Em quase três décadas, a iniciativa já contou com cerca de 280 voluntários dedicados à proteção da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados pelo desmatamento no Brasil. Entre as atividades desenvolvidas estão o apoio ao atendimento do visitante, monitoramento de fauna, restauração florestal e outras ações de manejo da unidade de conservação, criada e mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
“Manter uma unidade de conservação requer cumprir orientações previstas em um plano de manejo. Algo que demanda esforço e dedicação contínuos. Nesse sentido, o trabalho dos voluntários soma-se ao de nossos analistas de conservação para que todas as ações sejam cumpridas e também para que nossos visitantes sejam sensibilizados e voltem para suas casas engajados, entendendo a importância da natureza protegida para suas vidas. É um trabalho gratificante e com significado, já que cuidar da biodiversidade traz impactos positivos para todas as pessoas”, afirma o gerente da Reserva Natural Salto Morato, André Zecchin, lembrando que o programa está com inscrições abertas para quem tem interesse em trabalhar na reserva em dezembro deste ano e janeiro de 2025 e as vagas são voltadas a maiores de 18 anos.
Segundo Zecchin, a experiência do voluntariado pode influenciar também a trajetória acadêmica e profissional, considerando que muitos participantes do programa de Salto Morato estão matriculados em cursos como Biologia, Ecologia e Engenharia Florestal.“Para os voluntários, a atividade proporciona desenvolvimento pessoal e profissional, ampliando habilidades, promovendo o aprendizado e fortalecendo a rede de contatos. Além disso, traz a sensação de realização ao contribuir para causas importantes”, completa.
A reserva
Criada em 1994, a Reserva Natural Salto Morato está localizada em Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná, e inserida na região da Grande Reserva Mata Atlântica – região que abriga o maior remanescente contínuo do bioma no país. Com área protegida de 2.253 hectares, contribui para a proteção da Mata Atlântica e sua biodiversidade, além de ser uma Solução Baseada na Natureza para a adaptação às mudanças climáticas na região que está inserida, contribuindo com a infiltração da água no solo, a manutenção de mananciais de abastecimento, a regulação do clima, a fixação de carbono e a proteção das encostas. Localizada em uma região reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, é referência no turismo de natureza e na promoção de pesquisas científicas voltadas à conservação da natureza.
No local, já foram identificadas 324 espécies de aves, 36 de répteis, 102 de mamíferos, 54 de anfíbios, 69 de peixes e 693 de plantas. Aberta à visitação desde 1996, atrai turistas e observadores de aves de todo o Brasil e do exterior. Entre os principais atrativos estão três trilhas auto guiadas, a cachoeira de mais de 100 metros de altura que dá nome à reserva, uma figueira centenária que forma uma ponte-viva sobre o Rio do Engenho, um aquário natural, banho de rio, centro de visitantes, quiosques com churrasqueira e camping.
SERVIÇO
Programa de Voluntariado da Reserva Natural Salto Morato
Chamada para trabalho voluntário de 2 a 30 de dezembro de 2024
Vagas: 2
Inscrições: até 1º de novembro de 2024
Divulgação do resultado: 8 de novembro 2024
Link do formulário: https://forms.gle/xeS7MdqSCQRPS5ve9C
Chamada para trabalho voluntário de 6 de janeiro a 6 de fevereiro de 2025
Vagas: 2
Inscrições: até 25 de novembro de 2024
Divulgação do resultado: 9 de dezembro 2024
Link do formulário: https://forms.gle/hbtzsw5gbrQQkWeKA