Viviane Araújo e Dudu Nobre prestigiam desfile no DF
Acompanhados do mestre de cerimônias Milton Cunha, eles visitaram a Secretaria de Cultura
- Data: 26/06/2023 09:06
- Alterado: 26/06/2023 09:06
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Viviane Araújo e Dudu Nobre prestigiam desfile no DF
Crédito:Caio Marins
O desfile das escolas de samba de Brasília atraiu um público altamente especializado. Carnavalescos famosos e destaques de passarelas do samba de outros estados, sambistas consagrados marcam presença na passarela candanga do samba. Nesta sexta-feira (23/6), primeiro dia de desfile oficial, três deles visitaram a Secretaria e Cultura e Economia Criativa: o mestre de cerimônias, carnavalesco e comentarista Milton Cunha, a atriz e destaque Viviane Araújo e o cantor e compositor Dudu Nobre.
“Essa turma faz história ao promover os desfiles das escolas de samba de Brasília no circuito nacional”, comemorou o “anfitrião”, o secretário Bartolomeu Rodrigues.
Depois da quinta-feira (22/6) emocionante, com a inauguração da passarela Marcelo Sena, ficou, para os que acompanharam o ritual de lavagem da pista, a certeza da importância da festa, que une cultura e samba no pé.
“A gente só vai se dar conta (da importância) disso daqui a um tempo, mas nós estamos consolidando uma tradição e vocês fazem parte deste momento. Essa é a coisa mais importante, algo que nos deixa emocionado”, disse Rodrigues que, embora pernambucano de Serra Talhada, mostrou malemolência e amor ao samba ao percorrer a nova avenida.
“A importância do resgate dos desfiles das escolas depois de quase uma década passa por questões que vão além da festa; são questões culturais, sociais e econômicas, porque os d desfiles são uma indústria que movimenta e gera empregos, oportunidades, contato com a cultura brasileira, educação e profissionalização”, observou Dudu Nobre.
Sobre a data escolhida para os desfiles, Dudu Nobre disse que as festas populares ganham cada vez mais destaques nos calendários de eventos do País e que os desfiles se tornam cada vez mais fortes, mesmo fora do eixo Rio-São Paulo. “No Centro-oeste, Brasília tem tudo para ser o grande polo do samba , assim como Uruguaiana, Florianópolis, Porto Alegre, na Região Sul e Partintins, no Norte”, enumerou.
Viviane Araújo disse que a festa é uma vitrine importante para os profissionais locais. “Há imensos talentos por aqui”, comemorou.
Também participaram do encontro o Secretário adjunto, Carlos Alberto Júnior e a subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural , Sol Montes.