Visita à Igreja do Pilar marca lançamento da Educação Patrimonial em Ribeirão Pires
Coordenadoras de escolas municipais participaram da ação de valorização histórica, cultural, turística e ambiental da cidade
- Data: 19/05/2023 17:05
- Alterado: 19/05/2023 17:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Educadoras fazem tour pela Capela do Pilar
Crédito:Joyce Cunha
Coordenadoras pedagógicas de escolas municipais de Ribeirão Pires participaram nesta sexta-feira (19) de visita guiada à tricentenária Capela do Pilar, no bairro Santa Clara. A atividade marcou o lançamento do PEPTA – Programa de Educação Patrimonial, Turística e Ambiental da cidade. Na primeira agenda, as equipes da Prefeitura envolvidas na iniciativa apresentaram às educadoras os objetivos do programa e como os estudantes poderão ser envolvidos na ação.
A iniciativa prevê o ensino de aspectos históricos e turísticos da Estância às crianças e adolescentes matriculados na da rede de ensino (pública ou particular), utilizando como base o City Tour, visitas monitoradas a diversos pontos.
O historiador e diretor de Patrimônio Histórico da Prefeitura, Marcílio Duarte, conduziu bate-papo com as coordenadoras no interior da Capela do Pilar, trazendo ao grupo contexto que vai do período anterior ao início da urbanização de Ribeirão Pires, da formação dos primeiros núcleos de moradias, até os dias atuais. Características arquitetônicas e peculiaridades da capela fizeram parte da explanação.
“É importante que as crianças tenham essa oportunidade de visitar os pontos turísticos e conheçam a história não só dentro da sala de aula mas observando com os próprios olhos os lugares que fazem parte da trajetória de Ribeirão. Estamos formando cidadãos que valorizam a cidade em que estão crescendo e vivendo.” observa o Diretor de Patrimônio Histórico, Marcílio Duarte.
Depois, na área externa da capela, o zootecnista João Paulo Cerezoli, do Departamento de Gestão Ambiental, abordou questões relacionadas ao bioma da cidade e a riqueza natural.
Para a orientadora educacional da rede municipal, Tatiane Ribeiro, o programa de Educação Patrimonial, Turística e Ambiental abre portas para novos saberes dentro das escolas de forma dinâmica e moderna. “Vejam quantas coisas a gente conseguiu contextualizar hoje. Foram trazidas história, mitologia, mas ao mesmo tempo relações étnico-raciais. A gente fala de habilidades e competências socioemocionais, mas precisamos estar abertos ao novo. E a vivência facilita a compreensão daquilo que é novo para nós”.
As unidades de ensino de Ribeirão Pires poderão agendar, pelo CIT (Centro de Informações Turísticas) Digital as visitações aos pontos da cidade. Acesso pelo site www.turismoribeiraopires.com.br/pepta/.