Virada Cultural Paulista movimenta a cena artística de Diadema

São dois dias, 20 locais, 150 artistas e muita cultura. Música, dança, teatro, cinema, literatura, circo e artes plásticas e populares para agradar um público de mais de 90 mil pessoas

  • Data: 26/05/2014 15:05
  • Alterado: 26/05/2014 15:05
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD
Virada Cultural Paulista movimenta a cena artística de Diadema

Crédito:

Você está em:

Além de nomes consagrados como Nando Reis, Arnaldo Antunes, Anelis Assumpção e Gabriel o Pensador trazidos pela Virada Cultural Paulista a Diadema, uma plêiade de artistas locais que também brilham em seus trabalhos estará na jornada de cultura que a cidade fará nos dias 31 de maio e 1º de junho.

Nos dois dias de evento, em 20 locais diferentes, cerca de 150 artistas realizarão mais de 50 apresentações nas áreas da música, dança, teatro, cinema, literatura, circo e artes plásticas e populares. É esperado público de mais de 90 mil pessoas.

Diadema é uma cidade de intensa produção cultural e a Virada é mais uma vitrine para que os artistas locais possam mostrar toda a criatividade e o que de melhor produzem.

Na Virada Cultural vão se apresentar participantes dos projetos Casa do Hip Hop, conhecida internacionalmente, e do Centro de Formação Musical Olímpio Martins- CEFOM (antiga Casa da Música), assim como os integrantes das oficinas do Circo Escola, de todas as idades, que vão realizar números circenses nos seus variados estilos. Veja a Programação Completa

A Banda Negócios à Parte, formada há mais de 20 anos, estará no show de abertura, no sábado (31/5) na Praça da Moça e o grupo Tem Japonês no Choro animará o Baile da Virada no Clube Okinawa. Poetas, como Alexandre Machado, comandarão o Sarau Literário no Street Bar e as mulheres do Batuque Abayomi, junto com os Violeiros de Diadema, farão apresentações no palco livre do CEFOM. Já o fotógrafo Mauro Pedroso fará a exposição revelando o cotidiano de Diadema com suas cores fortes e comportamento social múltiplo.

Tem ainda o pessoal da dança como a Cia Passo a Passo, mais voltada para o clássico, e a Cia NR, que realiza trabalhos em diferentes estilos, e que vão se apresentar na Jam Session de Dança – Contágio Coreográfico.

O evento vai acontecer no Centro Cultural Nogueira e terá ainda a participação dos alunos das oficinas de danças, promovidas pelo município, e também da Cia.de Danças Diadema, reconhecida dentro e fora do País. Fundada pela saudosa Ivonice Satie, desde 2003 a companhia é comanda pela bailarina e coreógrafa Ana Bottosso.  

ATRAÇÕES PARA TODOS – Na Virada Cultural haverá espetáculos para todos os gostos. Na Praça da Moça onde será montado o palco principal vão acontecer os grandes shows musicais e é esperado o maior número de pessoas. No Teatro Clara Nunes a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo fará concerto e além das apresentações de teatro para público adulto e infantil também haverá performances de dança, circo e de cultura popular.

Outro espaço com multiplicidade de atividades é a Praça Lauro Michels, também na região central da cidade, onde será montado o segundo palco. Lá vai acontecer a Arena Gospel com shows de nomes conhecidos do Mundo Evangélico, entre eles os grupos Templo Soul e Samba Arcanjo e os cantores Fiko Braz e Mary Montenegro.

No mesmo local a criançada terá a opção da Viradinha Kids, que além de show de mágica, teatro de bonecos, contação de histórias e brinquedos infláveis, poderá assistir a apresentação da atriz Marlei Cevada que interpreta a personagem Nina do programa a “Praça é Nossa”. Nina é uma menina inquieta de cinco anos que faz vários questionamentos inusitados.

Para quem aprecia Reggae e Música Eletrônica também na Praça Lauro Michels vai acontecer atividades nesses gêneros musicais. Vão ser realizados o Encontro das Tribos do Reggae, com apresentação de vários artistas, entre eles os grupos Guerreiros de Judá, do Brasil, Makumba Roots do Chile, e o Palco Eletrônico com performances de djs onde se destacam nomes como o de DJs Mycon K e DJ Edmaxy. 

PISTA DE SKATE – Durante a Virada Cultural a Praça Juarez de Vasconcelos vai virar a “Praça do Skate”. No local será montada uma pista com obstáculos móvel onde os aficcionados pelo esporte poderão praticar Downhill e Drift Trike ao som de DJs com suas pick-ups incrementadas. O evento será realizado na parte da tarde e terá ainda Batalha de MCs e muito Hip Hop.

PROGRAMAÇÃO ININTERRUPTOS – Além das atrações em outros espaços da cidade a Virada também vai acontecer nos dez centros de cultura do Município. No CC Serraria por nove horas ininterruptas haverá atividades artísticas produzidas pelos Pontos de Cultura locais.

Serão mostradas todas as expressões artísticas, do Cinema às Artes Plásticas, da Dança ao Teatro, Música, passando pela Literatura, Cinema e a Cultura Popular. Entre ações destacam-se o Coletivo Ambulante com apresentações de performances de dança, e as exibições dos filmes Caixa D’Água e Existo. O primeiro foi premiado o ano passado no Festival de Curta de Goiânia e segundo é sobre a vida do poeta Paulo Leminiski.

A Virada Cultural Paulista é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo e os municípios participantes. Na sua oitava edição o evento acontece em 28 cidades e Diadema é a única cidade do ABCD a participar do festival.

Para saber mais sobre a Virada Cultural Paulista basta acessar o site oficial do evento, no endereço www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br. Também é possível obter informações e mudanças na programação através das redes sociais oficiais: Virada Cultural SP no Facebook e @viradasp no Twitter.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 26/05/2014 03:05
  • Alterado:26/05/2014 15:05
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados