Vereda zera ocorrências de bullying em unidade de Santo André
Escola premia estudantes com sessão de cinema; Ação faz parte de projeto da escola para combater a prática de atos ofensivos promovendo a mudança de comportamento dos jovens
- Data: 24/10/2019 09:10
- Alterado: 24/10/2019 09:10
- Autor: Redação
- Fonte: Escola Vereda
Crédito:
Se não fosse pelo comportamento exemplar dos estudantes da Escola Vereda, em Santo André, a tarde do dia 23 de outubro seria apenas mais um dia de aula em período integral. Entretanto, será uma bela tarde de cinema. O filme escolhido pelo 6º ano A, 7º ano B e 7º ano G é “Malévola 2”, e o motivo é especial: uma recompensa pela excelente convivência escolar sem a prática de bullying, como parte da campanha “Zero Ocorrência”.
Estas são as últimas entre as 19 turmas premiadas pela campanha de mobilização sobre a importância de agir com respeito e buscar soluções adequadas ao lidar com conflitos no dia a dia, a fim de obter uma melhor convivência e menor índice de indisciplina. Os resultados foram significativos: em 30 dias, o número de turmas sem ocorrências saltou de nove para 19, um aumento de 111%. Como recompensa, as turmas que atingiram este bom desempenho escolheram os filmes a serem vistos no cinema do Atrium Shopping, com ingressos e transporte por conta da escola.
Luiza Zaramela, diretora pedagógica da unidade Santo André, explica que os educadores reforçaram nas aulas a educação ética e moral das crianças. “Por meio das aulas de Habilidades para a Vida, intensificamos a abordagem de temas como respeito, coletividade e união”, afirma Luiza, e completa: “criamos também a tabela com os comportamentos inegociáveis, bem como as sanções que poderiam ser aplicadas no caso de descumprimento de qualquer um desses comportamentos”.
A ação, no entanto, faz parte de uma série de iniciativas para conscientização sobre o bullying, fenômeno que pode atingir até metade dos estudantes entre 13 e 15 anos de idade em todo o mundo – cerca de 150 milhões de jovens são vítimas de violência, de acordo com levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Outra prática que visa prevenir as ocorrências de forma permanente, auxiliando na mudança de comportamento, é a implantação das “Equipes de Ajuda”.
Em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ética e Moral (GEPEM), a Vereda promoveu a eleição de estudantes para compor as equipes de cada turma. O objetivo é que todos tenham o apoio entre pares, por meio da participação efetiva dos alunos na organização da escola, para que valores como a tolerância e o respeito sejam presentes no cotidiano.
Os alunos iniciaram a formação das Equipes de Ajuda em setembro e a expectativa é que ainda neste ano possam identificar situações potencialmente ruins para atuar de forma preventiva.
“A Vereda acredita que a formação global de seus estudantes é uma construção feita em parceria com a família ao longo de todo o processo de aprendizagem. Aqui nós tratamos a indisciplina com ações educativas que vão desde ensinar como se comportar quando há desentendimentos com os colegas até valores como respeito e senso de justiça”, finaliza Luiza.