Vale a pena utilizar o 13º salário para compras de Natal?

Pesquisa revela que dois a cada dez consumidores pretendem utilizar parte do dinheiro nos presentes natalinos

  • Data: 22/11/2018 13:11
  • Alterado: 22/11/2018 13:11
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Reinaldo Domingos
Vale a pena utilizar o 13º salário para compras de Natal?

Crédito:

Você está em:

O Natal está logo aí e muitos já estão pensando nas compras dos presentes, nesse que é o período de maior aquecimento do mercado em todo o ano. De acordo com um levantamento divulgado esta semana pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), dois a cada dez trabalhadores brasileiros, 23%, que receberão o 13º salário neste final de ano usarão parte do dinheiro nas compras dos presentes de Natal. Além disso, com a Black Friday chegando, muitos também aproveitam para fazer essas compras antecipadamente, porém é preciso ter cautela e se planejar para não comprometer o orçamento.

O dinheiro extra do 13º salário também coincide com as despesas típicas de fim de ano, como a ceia de Natal, troca de presentes e também as férias, e justamente por ser ocasiões em que todos os anos se repetem, é possível se planejar com antecedência.

A orientação é controlar a ansiedade e antes mesmo de sair comprando traçar um planejamento de gastos, já considerando o valor do 13º salário, o quanto poderá gastar sem se afundar em dívidas. Analise se essas compras irão caber no seu orçamento e se as promoções são realmente válidas para poder aproveitar sem preocupações.

Também é importante destacar as famosas compras por impulso, que quase sempre são as grandes responsáveis pelo endividamento, o que compromete o orçamento mensal durante vários meses de forma desordenada.

Para os que já estão inadimplentes, ou seja, que têm contas em atraso, o 13º salário pode ser um bom caminho de sair dessa situação de forma definitiva. Inclusive, a mesma pesquisa citada acima mostra que 17% dos trabalhadores brasileiros pretendem utilizar o dinheiro extra para quitar dívidas em atraso.

É claro que cada um usa o próprio dinheiro como preferir, contudo oriento que antes de utilizar o 13º sem planejamento, lembre-se também das despesas previstas para o início do ano que vem, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, etc. Além disso, ele pode ser uma ótima oportunidade para criar e manter uma reserva financeira para imprevistos.

Lembre-se que poupar nunca é demais, portanto se poupado, o 13º pode aliviar o bolso já nos primeiros meses de 2019, além é claro de poder ser utilizado para a realização dos seus sonhos, que podem ser de curto, médio ou longo prazo. Estabeleça quais são e saiba quanto eles custam, assim é possível investir em um fundo que mais se adeque ao prazo de realização de cada um deles.

Porém, para aqueles que já se planejaram para esse momento e estão com uma reserva financeira para utilizar nas compras de Natal, também gostaria de trazer algumas orientações.

Quando for às compras, tenha paciência e tempo para poder pesquisar o mesmo produto em várias lojas, sejam físicas ou online, assim você garante o melhor preço. Caso essa pesquisa seja na internet, fique atento para fazer compras apenas em sites confiáveis. Por último, mas não menos importante, caso vá antecipar as compras natalinas, não deixe de fazer uma lista das pessoas que pretende presentear, incluindo também o valor que poderá gastar com cada uma delas, além da forma como pretende pagar. Lembre-se de comprar com consciência e boas compras!

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 22/11/2018 01:11
  • Alterado:22/11/2018 13:11
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Reinaldo Domingos









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados