Vai e vem na perícia do INSS continua
Nesta sexta-feira (25), 67,5% dos peritos compareceram ao trabalho, o que resultou em um total de 4.724 atendimentos presenciais realizados
- Data: 25/09/2020 19:09
- Alterado: 25/09/2020 19:09
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: Agência Brasil
Crédito:
Desde o último dia 14, as agências do INSS estão abertas novamente, porém os médicos peritos decidiram não retomar as atividades. A justificativa foi uma possível falta de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus. Tendo como base o ponto anterior, na semana passada foram realizadas inspeções nas agências, estas que confirmaram que os protocolos sanitários estavam estabelecidos.
Então, na última quinta-feira (24), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) acolheu o pedido da Advocacia-Geral da União e cassou a liminar que suspendia o trabalho presencial nas agências que estavam com padrões menos rígidos de prevenção. Ademais, também foi determinada a volta do corte de ponto dos médicos faltosos.
Após a decisão judicial, a única saída para os profissionais foi o retorno ao trabalho. Segunda a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta sexta-feira (25), 524 peritos médicos federais compareceram aos seus postos nas agências da Previdência, ou seja, um total de 67,5% dos 776 peritos fora dos grupos de risco, bem como, aptos para trabalharem.
Quando os números são comparados com o dia anterior, houve aumento tanto no número de profissionais quanto nas perícias prestadas. No primeiro caso, o total subiu em 56; já no segundo, o aumento foi de 555 atendimentos, afinal, foram 4.169 na quinta-feira e 4.724 na sexta-feira.
Mesmo com o aumento, do total de peritos que deveria ter ido trabalhar, 252 não compareceram. Por fim, os atendimentos ocorreram em 162 agências com perícia médica, das 206 que estavam com agenda para hoje.