Vacina bivalente para maiores de 18 anos já está liberada em Diadema
Secretaria da Saúde amplia a partir das 13h desta terça-feira (25), a vacinação com a Pfizer bivalente seguindo recomendação do Ministério da Saúde
- Data: 25/04/2023 15:04
- Alterado: 25/04/2023 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema informa que, desde as 13h desta terça-feira (25/04), todos os munícipes com 18 anos ou mais já podem tomar o reforço contra a Covid-19 com a vacina bivalente. Para ser vacinado é necessário ter completo o esquema primário (ou seja, recebido ao menos a 1ª e 2ª dose de qualquer vacina monovalente) e ter cumprido um intervalo mínimo de quatro meses ou mais após a última dose recebida.
A medida segue nota técnica do Ministério da Saúde e orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“Com o nosso estoque de doses atual e o novo lote que o município vai receber nesta quarta-feira (26), Diadema tem condições de dar início à ampliação da vacinação com a Pfizer bivalente para o público acima de 18 anos”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Shirley Felix Cezario de Melo.
Além deste novo público prioritário (Diadema conta com 111 mil pessoas na faixa etária de 18 a 59 anos), a SMS reforça que o imunizante já está disponível para crianças e adolescentes acima dos 12 anos com comorbidades; idosos de 60 anos ou mais de idade; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; imunocomprometidos a partir dos 12 anos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; e funcionários do sistema de privação de liberdade. Até o momento, Diadema já vacinou mais de 30.500 pessoas do público-alvo.
No momento de vacinação devem ser apresentados pelo munícipe o documento pessoal com foto (CNH ou RG), CPF e cartão de vacinação com as doses anteriores. Pessoas com comorbidades precisam apresentar ainda documentação que comprove a condição clínica. Os profissionais de saúde residentes deverão apresentar ainda documento de classe e os profissionais que trabalham no município e residem em outro município deverão apresentar documento de classe e comprovante empregatício que comprove o vínculo.
As vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, por livre demanda.
Dia D
A coordenadora da Atenção Básica de Diadema, Maria Luiza Malatesta, destacou que no próximo dia 6 de maio, sábado, as 20 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para mais um Dia D de vacinação a fim de ampliar o acesso dos munícipes que querem deixar a carteira de vacinação em dia e encontram dificuldade ao longo da semana. Neste dia, as UBSs estarão abertas das 8h30 às 16h.