Usina Luis Maluf apresenta exposição do Programa de Residência 2023

Iniciativa visa a formação artística a partir do acompanhamento de projetos e conexões com profissionais do circuito de artes visuais do país.

  • Data: 14/02/2023 17:02
  • Alterado: 14/02/2023 17:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: ULM
Usina Luis Maluf apresenta exposição do Programa de Residência 2023

Mostra reúne obras de 11 artistas selecionados em edital público

Crédito:Fabi Caldart

Você está em:

Após sete semanas de imersão, os 11 artistas selecionados em edital público para o Programa de Residência 2023 da Usina Luis Maluf (ULM) têm seus trabalhos expostos em mostra, a partir do dia 15 de fevereiro. Sob coordenação da curadora Ana Carolina Ralston, as obras de Antonio Tebyriçá, Charlene Bicalho, João Paulo Racy, Karola Braga, Leandra Espírito Santo, Licida Vidal, Mariana Fogaça, Rainha F., Sofia Lotti, Taygoara Schiavinoto e Vitor Mazon ocupam o espaço criativo da Barra Funda, em São Paulo. O projeto, que recebeu cerca de 300 inscrições, visa a formação de jovens talentos e a consolidação deles no mercado artístico. 

Pinturas, esculturas, fotografias, instalações e performances são os diversos suportes utilizados pelos residentes, com distintas linhas de pesquisa. Cada artista teve um espaço para realizar suas obras, incluindo bancada própria e materiais de trabalho. 

Para além de um local de criação, os participantes tiveram acesso a um acompanhamento de carreira que se relaciona com outras áreas da profissão, como o estreitamento com galerias/curadores de interesse e visão mercadológica.  

“Proporcionamos uma interlocução com o mercado de forma mais profunda, além de experiências múltiplas de convívio, seja em visitas a ateliês, análises de outros curadores dos trabalhos em andamento e acompanhamento de projetos”, reflete a curadora Ana Carolina Ralston.  

A residência também foi composta por sete encontros, com oportunidades de troca com importantes nomes das artes, como Agnaldo Farias, Galciane Neves, Ayrson Heráclito, além de visitas a espaços como Casa-ateliê Tomie Ohtake, Ateliê Rodrigo Bueno, Studio Aya e Ateliê Sonia Gomes.  

Instalada na Barra Funda, região que vem se tornando um polo das artes plásticas, “a ULM é uma verdadeira usina mesmo, um ambiente de experimentação, um espaço onde os artistas podem desenvolver novas ideias ou tirar projetos do papel com o acompanhamento crítico e construtivo da equipe múltipla que colabora para a residência”, explica Luis Maluf, idealizador da ULM e fundador da Galeria que leva seu nome. 

“O projeto de residência da ULM nasceu em 2021 com a proposta de fomentar a produção artística do nosso país e oferecer ferramentas a esses artistas. Um programa como esse é diferente de tudo que é visto atualmente no circuito de galerias pelo país. Com o projeto, a Luis Maluf Galeria de Arte visa preparar esses profissionais para o mercado, em alinhamento com seus principais pilares: fomento, incentivo, acesso e educação”, completa o galerista. 

Dessa forma, a Usina Luis Maluf consolida sua atuação também como um espaço educativo e de ações sociais, desenvolvendo artistas para as diversas situações que se impõem no cotidiano desses profissionais.

Serviço

ULM apresenta exposição do Programa de Residência 2023

Curadoria: Ana Carolina Ralston

Local: Rua Brigadeiro Galvão, 996 – Barra Funda

Abertura: 15 de fevereiro, às 19h

Período expositivo: 16 de fevereiro até 15 de março

Horários de visitação: seg. a sex – 10h às 19h, sáb. – 11h às 17h. Espaço fechado aos domingos, feriados e carnaval (17 a 23 de fevereiro).

Entrada gratuita. 

https://luismaluf.com/usina-luis-maluf/ 

Compartilhar:

  • Data: 14/02/2023 05:02
  • Alterado: 14/02/2023 05:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: ULM









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados